Seria pretensão de mais da minha parte achar que posso tecer algum comentário de forma completa sobre “As Misericórdias de Deus”, o Deus Único, o Pai, o Criador, o Dono, o Absoluto, o Rei Eterno, o Imutável, o Indivisível, o Soberano, o Misericordioso, o Perdoador, Insondável e Justo Juiz, mas por causa da Misericórdia do nosso Deus que é Único é que eu vou com a ajuda Dele e me baseando somente em sua Palavra, a Bíblia, conseguir trazer ao lume, a questão tão intensamente magnífica, que é entendermos um pouco mais sobre o que são as misericórdias de Deus e como isso nos afeta abençoadoramente.
Talvez o segundo versículo mais importante da Bíblia na minha humilde opinião sobre este assunto seja de fato o registrado em Lamentações de Jeremias 3:22 , As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; as misericórdias Dele não tem fim, são infinitas em suas ações, infinitas em seu alcance, infinitas em sua ação transformadora e renovadora. Elas são completas, não podem melhorar pois já são e sempre foram o máximo e por serem justamente completas são totalmente suficientes em sua ação e eficazes, ou seja, cobrem com graça e amor toda a nossa vida. Portanto observe que misericórdia é o mesmo que amor e o Amor expresso e manifestado de e por Deus é INFINITO, deixe-me dizer de outra maneira; IN FI NI TOOOOOO. Nunca acaba, porque? A resposta é essa: não se baseia em nossas promessas mentirosas, não se detém em nosso esforço ineficaz, não se origina no homem, porque o amor de Deus é auto existente, pois o amor de Deus é o próprio Deus, a Bíblia, que é a Única Palavra Dele, declara que Deus é amor, e isso é tão profundo, completo, abrangente, total, eficaz, envolvente que nós mal conseguimos pensar, quanto mais entender.
Deus sabe da nossa fraqueza, Deus sabe quando prometemos e novamente repetimos muitos dos mesmos erros, por isso Seu Amor é baseado Nele mesmo, por essa razão é que Deus o Pai, enviou o seu único filho para que morrendo em nosso lugar, recebesse o nosso castigo e nos salvasse de forma absoluta e definitiva, tendo Ele mesmo elaborado, decretado, determinado o plano da salvação e a ação da sua maravilhosa misericórdia. Por isso, ou seja, é desta forma que podemos ter uma vaga ideia do versículo que diz que as misericórdias de Deus, que é o nosso Pai, são a causa, o motivo de não sermos consumidos, destruídos, aniquilados, porque Ele o Pai nos amou e nos ama de forma tão totalmente completa que entregou Seu próprio Filho Jesus para morrer em nosso lugar, e isto tudo foi por Deus feito na eternidade, Efésios 1:3-4, porém Deus exige derramamento de sangue para remissão total de pecados e somente Jesus o Justo era e é qualificado. Mas a propósito, no versículo anterior, uma outra enorme e tranquilizante mensagem vem confortar-nos, no versículo 21 do mesmo capítulo de Lamentações de Jeremias lemos : Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Vejamos esse versículo da Bíblia, o que exatamente poderia nos dar mais esperança do que as próprias promessas de Deus o Criador do universo, é exatamente nas horas de crise ou de repetição de pecados que nos lembramos da nossa única esperança contra nossos erros, o próprio Senhor Jesus Cristo e Cristo Jesus é o Próprio Deus que com seu amor infinito e seu perdão eterno nos salva, redime, ainda que nós, todos nós, mesmo prometendo e não tendo conseguido não pecar, sejamos mesmo assim perdoados e não consumidos pela ira de Deus.
Queridos irmãos, há momentos na vida que simplesmente sinto-me enojado de lembrar que errei novamente, pecando contra Deus, esse Deus que me amou e me ama de forma absoluta e continua e mesmo assim eu continuo a errar e a magoa-lo por causa do pecado que ainda habita em mim, mas as suas misericórdias não tem fim, elas jamais acabam e não se baseiam em nós, simples seres humanos cheio de erros e defeitos, elas estão baseadas em um Deus completamente Justo e Puro, totalmente imutável e absoluto e que cumpre o que promete, Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, por isso mesmo, penso que cada um de nós, de uma vez por todas, iniciemos uma vida, uma caminhada onde o que vai ter importância será tão somente honrar e glorificar esse Deus Maravilhoso conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da paz. Esta na hora de todos nós vivermos mais para Deus, somente para Deus e não para nós mesmos. Soli Deo Gloria.
0 comentários:
Postar um comentário