Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Como Usar Corretamente o AMÉM

1 comment

 
A Palavra "amém" de origem hebraica é sem dúvida uma interjeição, traz em si mesma o sentido de: certamente, assim seja, concordo. E como já afirmou Bryan Chapell, nossas orações devem começar pelo amém ou seja, já deve nascer do nosso coração a necessidade de dizer: Senhor, seja feita a tua vontade, eu concordo, Tu És Soberano e eu apenas miserável servo. Jesus inclusive deu esse exemplo, disse Ele: faça-se a Tua vontade. 

Veja agora o que temos no dicionário: nos diz que amém significa “palavra litúrgica de aclamação, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja”. Mas o que vemos vergonhosamente hoje são inúmeros seguimentos religiosos, pessoas que se dizem "crentes em Jesus" mas sem entender absolutamente que Deus é Soberano, Imutável. Não se determina absolutamente nada para Deus, não se amarra nada, não cabe ao ser humano o discordar de Deus e sim o concordar submisso. Na Palavra, vemos o patriarca Abraão dizendo humildemente: "Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza"(isso é exatamente o que somos) Gênesis 18:27, nessa narrativa Abraão se humilha, se aniquila, se coloca no lugar dele, ou seja: debaixo da vontade de Deus. Diferente do que vemos hoje, "pastores" e líderes religiosos que se dizem servos, determinando, mandando Deus fazer isso e aquilo, dizendo; Deus, coloca dois anjos ali, mais dois aqui, Senhor abre, Senhor fecha e aí de Deus se não fizer EXATAMENTE o que eles determinam, chamam isso de "oração" e condenam a fala Bíblica do amém, do assim seja, é lamentável, o ponto caótico que chegou o evangelho. 

Portanto, como usar corretamente o “AMÉM”. Entender o "amém" é orar de forma correta. Ok, primeiramente o amém só deve ser dito como resposta quando ouvimos e entendemos aquilo que é falado ou mesmo cantado. Vejamos o que Paulo diz para a igreja de Corinto: I Co 14:16 “E se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes” Em segundo ponto a expressão amém SÓ PODE ser usada sempre como ato afirmativo ou de exclamação (!), JAMAIS de interrogação (?). Você sabia que das 56 vezes que a palavra amém aparece na Bíblia, 53 delas são AFIRMAÇÕES, veja por ordem: Sl 89:52 “Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém! Também em Ap 7;11-12 “ Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, Dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! Logo queridos irmãos o Amém não é usado para questionar, arguir e sim para AFIRMAR. Também em Apocalipse 3:14 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Portanto estas passagens Bíblicas absolutamente nada têm haver com uma interrogação, uma pergunta, muito pelo contrário, o autor humano João atribui ao Filho de Deus Jesus a expressão Amém, ou seja, aquele que testemunhou de fato a criação de Deus. Portanto queridos irmãos e amigos leitores, usar a palavra Amém como “jargão” é inebriar, enfeitiçando mesmo o seu sentido. Não podemos em um estudo de escola dominical por exemplo perguntar aos ouvintes irmãos se eles estão entendendo usando a palavra “amém” igreja? Ou ainda: todos acharam o texto, amém? Isso constitui-se em erro, e erro nunca é o certo, CERTO IRMÃO? Então você que faz isso, ou melhor fazia isso sem conhecimento agora não fara mais. Como último ponto a palavra amém pode ser usada no fim de uma leitura Bíblica durante o culto ou em outro lugar que se esteja lendo a Palavra; em orações, em hinos e cânticos espirituais, também em orações feitas por irmãos durante o culto ou reuniões de oração, no fim de uma mensagem Bíblica exposta e no final dos cultos. 

Portanto, NADA de AMÉM a toda a hora de forma errada, sem fundamento Bíblico algum e sem propósito, ferindo o sentido do texto Bíblico e não entendendo o significado da palavra etimológica e linguisticamente falando. Muitos irão alegar que sente-se melhor ou estão glorificando a Deus. Ok, primeiro o culto a Deus é racional, não emocional, culto não se sente, culto se vive, não é motivacional, é espiritual, culto não se assiste, se participa, não é um show, é uma adoração onde eu me curvo, nunca me exalto. O que todo o povo de Deus tem que compreender de uma vez por todas é que o AMÉM, também não é uma expressão de cunho ordenativo, onde se for dito, faz com que Deus realize o que se esta a pedir, muito pelo contrário o AMÉM também é de submissão, quando dizemos, sim Senhor amado, seja feita a TUA VONTADE e não a minha, entendendo que a nossa petição só terá valor, só será atendida, ouvida e solucionada se for e se estiver completa e totalmente de acordo com a Vontade Soberana, Absoluta, Dominante e Misericordiosa Do Pai, do Deus Único, Criador e Senhor. A vontade do Pai nem sempre é a que desejamos, mas sem dúvida alguma, é a melhor para a nossa vida. Portanto, fico com a oração do "concordo Deus", do AMÉM SENHOR, seja feita a TUA vontade. Fico com a oração de Abraão, a da Bíblia e repudio esse falso evangelho, torpe, enganador, que faz do culto um show, Do Criador um mero realizador de pedidos e do pastor, um palhaço. Quem confia em Jesus não determina nada, mas vive sim o AMÉM da Palavra. . Soli Deo Gloria.



                                                                         

Um comentário: