Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Sinal de Alerta: Tema entendido Mesmo?

3 comments

 
A princípio a pergunta parece completamente absurda, sem lógica e sem nexo algum, afinal todos os que com  frequência leem A Palavra, os que com frequência vão aos cultos, sim aos cultos porque precisamos louvar a Deus também juntos em comunidade e comunhão com o corpo de Cristo, portanto cremos que Deus existe, que é o autor, o consumador da fé, e que nos garante em seu Filho, a nossa vida eterna, contudo o que parece ser tão lógico, tão fácil e tão simples, é sem sombra de dúvida algo muito mais complexo do que se imagina.
Pois bem, quero estudar com você, querido irmão (ã) o versículo que me levou a escrever este breve e não menos importante texto para nossa aprendizagem, que se encontra em ll Timóteo 1:12 “ e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia’. Observe ainda o mesmo versículo na versão da Bíblia Viva: “É por isso que eu estou sofrendo aqui na prisão, e é certo que não estou envergonhado disso, pois conheço Aquele em quem confio e tenho certeza de que Ele é capaz de guardar em segurança tudo quanto eu Lhe dei até o dia da sua volta”. Queridos irmãos, a afirmativa do apóstolo Paulo é extremamente convincente, Paulo vivia com intensidade profunda, verdadeira, cada palavra que ele proferia com respeito a Deus o Pai, assim é a vida que cada um de nós temos que levar se de fato somos servos do Deus Altíssimo. Paulo diz claramente que o motivo pelo qual ele está na prisão é unicamente por pregar a Palavra de Deus, por testemunhar intensamente Do e sobre O Filho de Deus, O próprio Cristo, sim é este o verdadeiro evangelho, aquele que expõe publicamente e de forma eficaz O Cristo, O Filho do Deus Vivo. O apóstolo Paulo escrevendo esta segunda carta para Timóteo e que para nós outros chegou em forma de livro, se encontrava encarcerado, preso, acorrentado, humilhado, completamente degradado, impedido e afastado dos seus, em uma prisão romana, gélida, fria, não era a primeira vez que Paulo estava preso em condições inóspitas e embora preso ele se refere com orgulho e até alegria do seu estado de encarceramento e isso por que ele sabia que o passar por provações sejam elas quais forem são e serão sempre bem vindas se a causa de tais situações forem o fato de que de forma eficaz, exaustiva e verdadeira, estivermos pregando a Palavra de Deus levando em conta sempre o fato de que se sofremos por Cristo somos felizes nisto. E isto queridos irmãos e amigos, nos cai como uma verdadeira bomba levando em conta o tipo de evangelho que temos hoje no nosso país.
O evangelho Bíblico embora nos traga neste mundo o degredo pois não há acordo, caminhada entre luz e trevas, entre viver Cristo e viver as coisas deste mundo, logo ainda que nos sejam impostas vicissitudes parecidas ou iguais às que Paulo viveu, nossa postura se em Cristo vivemos deverá ser a mesma, a de mesmo em prisão não nos envergonharmos pois sabemos quem É O Nosso Senhor e Mestre, vejamos o que Paulo diz à Timóteo no versículo 8  “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus”. Como ficamos quando tais palavras nos chagam através da leitura a nossa mente e coração? É exatamente isso que temos vivido nos cultos, nas visitas, é por esse motivo, ou seja, o de Glorificar O Nome Do Senhor Jesus que de fato vamos a Igreja aos domingos e aos cultos semanais? Como pastores, responsáveis pelo rebanho a nós outros confiado, temos de fato pregado somente e tão somente A Palavra de Deus, temos feito do culto um culto de adoração onde a ênfase é a Palavra de Deus? Temos fugido e não permitido danceterias, homenagens e ritos coreográficos que em nenhum momento são citados da Bíblia e que não devem fazer parte jamais do culto verdadeiro? Temos ensinado à igreja que o ensino da Palavra ministrada quer seja na hora da mensagem ou durante os cânticos são de exclusiva ação do pastor ou dos presbíteros que juntamente com o pastor são os responsáveis segundo Atos dos apóstolos cap. 6: 4, confira, ou temos nos acovardado com medo dos jovens irem embora da igreja ao saberem que não podem ministrar a Palavra, pois não lhes é concedida nos cultos essa tarefa pela Bíblia a Palavra do Senhor. Temos como presbíteros entendido que devemos nos consagrar as orações e a leitura e exposição da Bíblia juntamente com o Pastor, auxiliando? Temos entendido como diáconos que nosso serviço não é o de ficarmos em pé guarnecendo a porta do templo e cumprimentando quem passa na rua perdendo com isso a atenção para com a Palavra de Deus exposta no culto, mas sim o de servir as mesas, Atos 6, ou seja o de visitar as viúvas, órfãos e cuidar dando assistência aos enfermos e a todos os que venham a precisar, temos feito isso? Temos, as mulheres vivendo de forma piedosa, Bíblica, entendendo que a liderança no lar, na igreja, em ambos, são do homem e que isso não as torna menores, mas sim obedientes A Palavra? Deus o Pai as fez queridas irmãs para serem auxiliadoras e não líderes do lar e da igreja de Cristo. Temos entendido como jovens e adolescentes, que devemos nos colocar na posição de obediência, entendendo que a ministração da Palavra durante os cânticos nunca foi biblicamente falando, prerrogativa a vocês confiada, entendendo que A Bíblia não se amolda, não se adapta aos nossos tempos, mas que permanece a mesma SEMPRE, entendemos isso? Temos entendido também que não podemos cantar músicas onde as letras não estejam totalmente em conformidade com A Palavra e que tal atitude de obediência A Deus fará talvez com que mais da metade dos louvores cantados e tocados sejam jogados fora, temos entendido isso? Temos entendido que culto não é um lugar para ouvirmos músicas agradáveis, sentarmos e assistirmos uma peça teatral ou uma cantata de natal que muitas vezes vem acompanhada de um membro vestido de acreditem “papai noel” uma figura maligna que deturpa o sentido do natal e faz com que pais mintam para os filhos sobre a existência deste e da origem dos presentes, temos entendido isso? E Jesus Cristo que é o nosso verdadeiro natal, mesmo sem sabermos exatamente a data de seu nascimento, ficou de fora a muito tempo. Por fim, temos entendido de fato que culto a Deus tem que conter os moldes Bíblicos, tem que ter Palavra pregada, e bem pregada, e quando isso ocorre, Ela, A Palavra, nos constrange, nos incomoda, pois confronta o nosso erro nos deixando em primeiro plano, tristes por causa dos nossos pecados e em segundo plano, alegres por que ao ouvirmos o ensinamento e a exposição da Palavra, mudamos para Honra e Glória de Cristo Jesus. Portanto viver uma vida regrada biblicamente de modo a que agrade ao Senhor Jesus, ainda que com prisões, perdas, doenças, perseguições, nos leva a sempre sorrir e sempre cantar alegremente louvores, pois mesmo debaixo de aflições como nos prometeu Jesus, sabemos que Ele está conosco e sabemos bem em quem temos crido e que a nossa vida de vitórias não é aqui, mas na glória, na eternidade.
Deus nos abençoe e que a igreja do Senhor Jesus no Brasil deixe de ser dogmática humanamente falando, deixa de lado as mesmices, os ritos, os pontos de manuais que cada vez mais tem coisas do mundo e cada vez mais menos coisas de Deus, que deixemos a ira, a discórdia, o rancor, o ódio e a falta de perdão, que deixemos de fazer espetáculos nos domingos à noite e que tenhamos mais exposição da Palavra de Deus, que a Bíblia realmente passe a ser a nossa ÚNICA GUIA DE FÉ E PRÁTICA. Soli Deo Gloria.





3 comentários:

  1. muto bom estou feliz alimento verdadeiro chega de pentecostalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI meu querido irmão Leonardo A.Peres, fico extremamente contente que você tenha gostado do texto, a intenção é trazer alimento verdadeiro do Pai para os que leem e meu compromisso está atrelado somente a Palavra de Deus. Deus te abençoe para a Honra e a Glória Dele mesmo. Soli Deo Gloria.

      Excluir
  2. Muito bom, se o Pastor permitir vou utiliza-lo.

    ResponderExcluir