Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

70 VEZES SEMPRE

4 comments

 
Queridos irmãos, falar de e sobre perdão é sem dúvida uma abordagem extremamente difícil, pois muitas vezes o nosso ofensor continua deliberadamente a repetir os mesmos erros cometidos contra nós, não perdoar é ser atingido por satanás, com certeza a falta de perdão é a arma mais mortal usada pela tríade do mal, exatamente por isso cabe aqui uma pergunta que clama em quase todos os corações de qualquer ser humano:

Como perdoar se a pessoa continua a dizer e a fazer as mesmas coisas? Não estaríamos bancando o “idiota”, o “trouxa”?

A resposta poderia ser respondida talvez com um sim se não fôssemos propriedade exclusiva do Senhor Jesus. Portanto eu pretendo trazer a lume o que exatamente a Bíblia, Palavra de Deus nos ensina sobre o perdão, portanto preste muita atenção no que vai ser dito aqui agora.  A falta de perdão, ou seja, quando não perdoamos, somos impedidos de usufruir da graça de DEUS, isso mesmo, e piora, pois, a graça de Deus é também PODER para vencer o pecado logo ficamos impossibilitados de exercer qualquer vitória contra o pecado. Singularizando eu diria o seguinte: perdoe e comece a viver, não perdoe e comece a morrer. Veja o que diz Hb 12:15,16 “ Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura”. O diabo ADORA a falta de perdão, ela se transforma em uma poderosa e eficaz ferramenta de operosidade maligna em sua vida, porque é uma violação da graça. Isto significa que você está alimentando o mal, violando os mesmos princípios pelos quais “você nasceu de novo”. A falta de perdão interfere malignamente negativando o seu relacionamento com DEUS, e ainda sem você perceber vai minando aos poucos toda a sua defesa contra as astutas ciladas do diabo. Você passa a ser alimentado pelo pecado, sua fisionomia muda e você passa a refletir o próprio mal. É uma maneira bem eficaz de fabricar destruição em sua vida, em sua família, em seu próprio corpo roubando-te a saúde e por fim destruindo tudo o que você faz. O que fazer estando nessa derrocada espiritual? É SIMPLES, viva I Pe 3:8-10 “Finalmente sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal, ou injuria por injuria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes benção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem engano. Precisamos entender que somos portadores naturalmente falando da mesma dificuldade de Pedro registrada em Mt 18:21-22 “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 

Queridos irmãos, setenta vezes sete? Mas são exatamente 490 vezes, se cada erro desses, cometido contra nós, tiverem a duração de apenas 2 minutos, então serão os mesmos 2 minutos multiplicados por 490 vezes, foi essa exatamente a fala de Jesus Cristo, logo teremos 980 minutos, são mais de 16 horas de erros constantes, ininterruptos. Agora pense na possibilidade de cada erro destes causar dor, estrago, sequelas que se estendam por um dia inteiro, ou seja, não é muito difícil termos problemas que destrocem a nossa vida por semanas, meses ou até mesmo anos, se assim for, como temos em um dia inteiro 24hs, em 16hs que são dois terços do dia, imaginando que as 8 horas restantes consigamos dormir sem pensar no que nos afligiu e aflige, teríamos 1140 minutos de total sofrimento. Como então suportar e perdoar tal coisa? Pois bem, fique sabendo que a ordenança de Jesus, contextualizada, aplicada e ordenada, sim ordenada, pois Jesus não está pedindo para que nós, seu povo, façamos uma forcinha ou um esforço sobrenatural, não, ELE ESTÁ ORDENANDO.

Pois bem, se você está preparado lá vai; Em qualquer que seja o local ou época significa:  70 vezes SEMPRE, ou seja, não importa se o ofensor, o errado, o que nos difamou ou enganou, o mentiroso ou caluniador, ou ainda o separador de lares, isso mesmo, esse tal que você conhece, que já comeu do seu prato, deve ser total e completamente perdoado sempre, sempre por vc. Não importa o que é feito, como é feito, não importa o estrago que tal ato trará, ou quem fez, a ORDEM de Jesus é a de PERDOAR SEMPRE. Não é uma questão de sentir e sim de obedecer.  Vejamos Rm 12: 17-21 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. 

Portanto meus irmãos, não nos é possível ficar sem perdoar, não importa o tipo de erro cometido contra nós ou o número de repetições que o tal erro seja cometido, devemos perdoar e verdadeiramente o faremos se de fato formos convertidos por Deus, logo se não nos é possível perdoar, estaremos pecando primeiramente contra Deus e ainda seremos piores, muito piores que a pessoa autora dos erros contra nós. É exatamente isto que eu e você devemos fazer, sem questionamento algum. Se qualquer um de nós, externarmos rancor, mágoa, lembranças danosas e não perdoarmos, somos qualquer coisa, menos salvos pelo Senhor Jesus. Mude, aprenda a perdoar e VIVA.  Soli Deo Gloria.



4 comentários:

  1. Tremendo. Tremendo. Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus a abençoe minha irmã, obrigado pelo carinho e vejo que Deus O Pai, tocou em seu coração, essa é a minha bandeira, escrever, falar,pregar somente a Palavra de Deus e não barganhar nada com instituição alguma e nem homem nenhum, mas pregar o evangelho vivo e verdadeiro. Me ajude em oração. Vou orar por você também, até o próximo artigo.

      Excluir
  2. Tremendo. Tremendo. Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Felipe canosa aqui está o que eu aprendi lendo sobre o perdão
    Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Jesus usou essa comparação quando ensinou seus seguidores a orar: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4) Também, na ilustração do escravo que não quis perdoar, Jesus comparou o perdão ao cancelamento de uma dívida. — Mateus 18:23-35.

    ResponderExcluir