Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

A Igreja no mundo está agindo como filhos de Deus ou como filhos do diabo?

Leave a Comment
Você com certeza está se perguntando sobre este título, ou seja, que pergunta é esta? Ou quem sabe, se for verdade, você diga: não tenho nada a ver com isso. Então leia todo esse artigo e quem sabe você irá trocar o seu questionamento por uma mudança de comportamento. Então, vamos lá?
Assim nos diz as Escrituras: “E DISSE-LHES: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO À TODA CRIATURA” Mc 16:15. Este é um mandamento, uma ordem do nosso Deus, é para ser cumprida, no entanto, a igreja em grande parte, por todo o planeta, está fazendo da seguinte maneira: como igreja, não estamos indo a lugar algum para pregar, anunciar que Jesus Cristo é o Senhor, quando em conversa entre si, a maioria mal consegue se lembrar do que Deus falou através da mensagem, mas é capaz de cantar todas as músicas que ouviu durante o culto, não que seja errado cantar as músicas. O erro está em como a igreja hoje vê as músicas durante o culto, uma ação de louvor onde os servos de Deus se despojam de si mesmos, meditando em letras que anunciem o reino, a grandeza e a soberania de Deus ou não há importância nenhuma nas letras e nem há necessidade de meditar, basta curtir o som, “dançar” durante o louvor (prática sem base Bíblica) e curtir muito o momento, é isto que a Palavra de Deus nos ensina? Há também uma ênfase enorme em anunciar “curas”, “libertação” e “revelação” sobre qualquer coisa, em grande parte da igreja no mundo, não existe à necessidade de andar com a Bíblia no coração, pois a enorme expectativa é o que Deus, vai “revelar” ou a doença que Ele vai “curar” e o quanto mais próspero financeiramente vai se ficar.
A ênfase do culto foi mudada, a maioria não vai mais ao culto para ADORAR, vão para receber bênçãos. A maioria não quer mudança de caráter e sim mudança de emprego, salário, de carro e até de esposa e de marido, a oração deixada por Jesus como exemplo foi trocada, enche-se o peito para pedir: venha a nós o teu reino mas repudia-se o seja feita a tua vontade. Para a maioria, Deus deixou de ser ou nunca foi O Deus Único, temido e adorado para ser apenas o “gênio” que atende pedidos e realiza desejos com um simples esfregar da lâmpada mágica e o culto deixou de ser uma ação de adoração a Deus para ser um ato de prazer e realização humana, chegou-se ao ponto de convidar parentes e amigos para ver este ou aquele cantor ou ainda uma peça teatral, mas o carro chefe fica para o imperdível, uma dança coreográfica repleta de lindas garotas com roupas esvoaçantes e transparentes. O que Deus pensa sobre isto? Não importa, o importante é que o culto atenda aos desejos e as necessidades daqueles que o frequentam. A esta altura não se lembra mais do Ide e pregai, muito menos que se encontra em Marcos 16:15.
Este descaso para com Deus e o interesse nas coisas materiais não é nenhum erro recém-chegado, típico da nossa era, não, este erro é muito antigo e foi aprendido com o vovô lá da época de Cristo quando aquela multidão não estava ali para ouvir os ensinamentos do Pai e sim para comer o alimento de graça, a expectativa não era a de melhorar no caráter e sim de satisfazer a fome, o que Jesus fez? Depois da segunda vez, não fez mais o milagre da multiplicação, pois a igreja não queria nada com o Jesus Soberano e sim com os milagres Dele.
POR ISSO:
É preciso entender que nós protestantes não podemos apenas ver e ficarmos parados, é preciso que tomemos uma atitude, é preciso que oremos contra tudo isso, discordando veemente e na medida do possível, IMPEDINDO tais procedimentos na igreja de Cristo. Que de forma urgente a igreja entenda que ela é uma agência do reino de Deus no mundo. Ela está no mundo, mas NÃO é do mundo. Ela tem uma ORIGEM diferente, uma NATUREZA diferente, uma MISSÃO diferente e um DESTINO diferente.  A igreja, nunca foi uma instituição puramente humana; ela tem sua origem em Deus. A igreja, é como uma planta nobre que cresce no lodo da vida, é santa num mundo corrupto. A igreja tem o ministério da reconciliação num mundo que só conhece o ódio. A igreja está firmada em Cristo e caminha para a glória, enquanto o mundo jaz no diabo e marcha célere rumo à perdição. Três figuras Neo testamentárias ilustram a influência da igreja no mundo:
1-     A igreja é sal que dá sabor a vida no mundo (Mt 5.13). Jesus diz: “Vós sois o sal da terra”. 
2-    2- A igreja é luz que mostra ao mundo a correta direção (Mt 5.14-16).
3-    3- A igreja é perfume que atraindo chama atenção (2Co 2.15,16).

A igreja absolutamente NUNCA é neutra, ela ANUNCIA a Palavra de Deus de modo firme e eficaz, visando a glorificação e adoração de Deus e o arrependimento do homem, se não o faz, não é igreja. A igreja do Senhor Jesus é eficaz quanto a vida e jamais caminha no campo do “relativo”, pois ela crê no absoluto poder do Pai. Por fim, a igreja do Senhor Jesus não só obedece, mas também vive, pratica as Escrituras, indo por todos os povos e pregando a toda criatura, ela tem tanta intimidade com O Deus Vivo e Verdadeiro, ela lê tanto a Palavra e possui uma prática tão grande e constante de oração que simplesmente quando o mundo olha para a igreja, ele não vê a pessoa do homem e sim a PRESENÇA de Deus nas atitudes da igreja. É como uma cidade no alto de um monte; é impossível escondê-la, pois ela se tornou luz, que é símbolo de pureza, da vida, do conhecimento e da verdade.  Eu pergunto: nós somos a igreja e é desta forma que o mundo vê a atuação da igreja do Senhor Jesus Nele? Ela tem brilhado irradiando a ação de Cristo através dela? Ela é séria e quando presta um culto a Deus, ela o faz para Ele, sem engrandecimento algum para o homem, sem palmas, gritos, interesses em curas, sem lugar para ações políticas nos púlpitos, sem transformação do púlpito em picadeiro, o pastor em palhaço e os ouvintes em tolos? Porque se é isso que vemos, não é a igreja de Jesus que está no mundo, mas os filhos do inferno. Soli Deo Gloria!



0 comentários:

Postar um comentário