Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

A Ordem de Deus X Os Planos Meus. Por que ainda Hesitamos?

2 comments

 
Fico sempre a me perguntar: o que é mais importante, os planos de Deus para a nossa vida ou os nossos planos para a nossa vida? Por que em via de regra, normalmente hesitamos? Hesitar é o ato de não ter certeza de alguma coisa, de qual atitude deva ser tomada. É dessa maneira que você vive? Fica ainda pior quando constatamos que de fato a maioria de nós tem medo do desconhecido, ainda que seja no campo da fé, quando levamos em conta toda a nossa história de vida e toda a nossa experiência, somada a uma profunda análise dos fatos prós e contra e como resultado somatório quase sempre a escolha não é outra senão, OS NOSSOS PLANOS, é claro. Como e por que quase sempre fazemos isso? A resposta é bastante amarga e dura, quer saber realmente por quê? NÃO CREMOS NO PODER DE DEUS.

Queridos irmãos, a linha é tênue e sem uma análise cuidadosa a maioria de nós irá sempre achar que a NOSSA vontade é bem parecida com a vontade de Deus, e ainda, muitos de nós vamos mesmo achar que a NOSSA vontade é sim bem melhor que a vontade de Deus, porém na realidade, o espaço que nos separa da vontade de Deus é ENORME, é um fosso, um abismo profundo. O que não conseguimos entender é que por causa da separação gigantesca que há entre o que falamos e o que de fato praticamos, se crermos realmente em Deus, iremos entender que Ele não precisa de nenhum subsídio, nenhuma circunstância favorável, aliás muitas vezes para que posamos ver como está a nossa fé, Deus nos leva ou nos coloca em situações que de fato são desastrosas e completamente sem saída, as vezes Deus nos pede para simplesmente fazermos o que de fato é absurdo, totalmente anormal, mas Ele está no controle e quanto mais difícil for o problema, maior será a Glória e a Honra para Ele.

Leia com atenção o que Deus mandou Abrão fazer, largar o cômodo pelo incerto, largar os familiares para ir morar no meio de estranhos, sair da casa, do lugar que ele conhecia para ir a princípio, à um lugar que Ele, O Próprio Deus depois falaria, ou seja, larga TUDO e sai às cegas que EU TE MOSTRAREI, você está pronto para fazer e viver isso? Vejamos: Para responder a este questionamento precisamos, é claro, não só consultar a Palavra de Deus como pesquisá-la profundamente. Penso que se formos ao descritivo existente lá no início da Bíblia, mais precisamente no livro do Gênesis capítulo 11, por volta do versículo 26 em diante, lá lemos que Tera aos 70 anos gerou três filhos:  Abrão, Naor e Harã. Tera, o pai não era eleito de Deus e governava a sua vida e da sua família de acordo com o que ele achava melhor (isto é um perigo, quando Deus está fora dos planos). O filho caçula morre sendo o pai ainda vivo e deixa órfão seu filho Ló. Abrão e Naor casam-se e seguem suas vidas normalmente, usando como princípio o que aprenderam com Tera. A Palavra de Deus não nos revela o que aconteceu, mas lemos que Tera toma seu filho Abrão e a Ló, seu neto órfão, sua nora e sai de Ur dos caldeus e vai para a terra de Canaã, quando chegam em Harã, ali ficam, morre então Tera aos 205 anos de idade. Temos aqui uma família normal, vivendo o dia a dia como se vivia na época, migrando para onde havia mais água e relva fresca. Abrão tem pela frente toda uma normalidade familiar, o pai morre, provavelmente a mãe ainda era viva, ele tem uma terra farta, boa, sua esposa o acompanha como deve ser, ele tem em seu sobrinho acolhido agora por ele, uma ajuda muito boa e providencial, portanto, local de morada, terra boa com água, sem inimigos aparentes, podemos dizer que para os padrões da época, Abrão tinha tudo e quase tudo estava perfeito, não fora pelo fato de sua mulher Sarai ser estéril, no demais tudo ia bem e a essa normalidade de vida, onde tudo acontece a contento, que Deus mexe na vida de Abrão. No capítulo 12:1 lemos: “Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: Saia da tua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2- Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. 3- Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo”, (NTLH). O que temos aqui, eu pergunto a você? Um Deus que é Único, infinitamente misericordioso, também infinito em amor, que tem o controle de tudo, Soberanamente, e por isso mesmo muda completamente a vida de Abrão, não respeitando a opinião de Abrão e nem os planos dele, muda-lhe o nome para Abraão, muda também o de Sarai para Sara e determina que ele, agora Abraão, abandone, deixe por completo o seu lugar onde mora, a proximidade com seu irmão, e toda uma parentela, para ir a um lugar que ele, Abraão, não conhecia e nem sabia onde era, Abraão sente Deus falar com ele e o próprio Deus o faz CRER, é quando Abraão abandona sua morada, parentes, a vida com a qual ele estava acostumado a viver e vai para o desconhecido, vai para a humanamente falando, opção “furada”, sem eira nem beira, mas Divinamente falando, a única coisa certa a fazer. Pois bem meu querido irmão, o plano de Deus para a vida de Abraão não tinha nada, exatamente nada a ver com o plano de vida do próprio Abraão, Abraão é tido como o pai da fé, ao crer em Deus, ele PRATICOU A FÉ e viveu segundo a VONTADE DE DEUS.

A pergunta que se faz agora é esta: Temos vivido pela fé? Temos entendido que em muitos casos, o plano de vida de Deus para mim e para você, não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o nosso plano de vida? Que só agradamos a Deus se praticarmos a fé, cegamente aos olhos humanos, mas confiadamente aos olhos do Pai? Conseguimos entender que em algumas vezes Deus muda a nossa história de modo que tudo que acreditamos, fomos ou fizemos passa a ter um novo rumo, uma nova existência. Você já parou para analisar que talvez alguns de nós tenhamos que abandonar o convívio com pessoas que amamos, largar coisas que gostamos, ou que estamos acostumados, para então vivermos algo completamente novo. Você está pronto para largar o seu plano para viver o plano de Deus para a sua vida? Portanto, a exemplo da passagem comentada, devemos abandonar o que queremos, o que gostamos, e se for o caso, onde vivemos, para fazermos exatamente o que Deus, o Pai, ordena para as nossas vidas, ainda que pareça absurdo aos nossos olhos, apenas confie.  Pratique a fé, é impossível agradar a Deus vivendo sem fé. Portanto VIVA como Deus quer.  Soli Deo Gloria.











2 comentários:

  1. Amém. Que venhamos viver o plano de Deus para nossas vidas. Soli Deo Glória

    ResponderExcluir
  2. Estou alimentado por esta palavra todas as vezes que eu leio o blog do Pastor Felipe canosa as mensagens postadas fico alimentado

    ResponderExcluir