Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

A Vergonhosa, Humilhante e Maldita Cruz

2 comments

 
Não há dúvida alguma de que muitos ao lerem este artigo, irão discordar da menção à cruz, não no que se refere as informações e dados históricos e sim por causa de um seguimento completamente irrisório chamado “doutrina denominacional”, também conhecido como “uso e costume”, mas não da Bíblia, é claro, ou por algum dogma contido em algum manual ou livro de regras, e que em muitos casos não tem apoio Bíblico nenhum. É claro que isso não ocorre de forma totalitária, mas no caso em questão sim. Pouco se sabe sobre o verdadeiro significado da cruz. O mais engraçado é que a Bíblia nos informa TUDO que precisamos saber sobre a cruz, fato que me leva a assertiva de que ou não se está lendo e estudando a Palavra de Deus, ou está se dando mais valor aos costumes, regras e achismos do que a Própria Bíblia.

É por demais necessário lembrar que temos sim que pregar a cruz a partir de um coração que esteja completamente repleto desta mensagem – a CRUZ DE CRISTO. Não há sombra de dúvida de que uma das razões pelas quais muitos abandonaram a pregação da cruz é que as pessoas pensam que já são “conhecedoras” neste assunto. E mais, pensam que já atingiram algo melhor, algo mais glorioso, também o preconceito de que “cruz" seja coisa de católico romano. Na realidade, estas pessoas se tornaram paupérrimas espiritualmente, até porque queridos irmãos não há de forma alguma como ir para algo maior do que a CRUZ DE CRISTO, e isto de forma alguma é idolatria, quem elenca tais pensamentos não entende NADA de Bíblia.

Vejamos o que o apóstolo Paulo disse a respeito da cruz de Cristo. Paulo com certeza era sabedor disso. Ele afirma em I Co 2:2 que: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”. Veja que Paulo não está a enaltecer a cruz em si e sim a ação de Jesus na cruz. E isso deve ocorrer na vida de cada um quando anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Não há dúvida alguma, a cruz que se transformou no símbolo do cristianismo, era a mais humilhante, a mais vergonhosa punição exercida pelo exército romano, quem era castigado com a morte na cruz, era maldito. Somente os mais miseráveis, mais cruéis, mais perversos eram punidos com a morte na cruz, ela simbolizava o que havia de pior e mostrava o maior castigo possível, humanamente falando. Veja o que a própria Bíblia, a Palavra de Deus nos fala a respeito da cruz registrado no livro de Gálatas 3:13: "Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz”! (NTLH) Portanto, o próprio Deus, pois Jesus é Deus, se entregou por nós, permitindo ao homem, tirar-lhe a própria vida, leia comigo este texto de João 3: 14-21: "E como Moisés, no deserto, levantou numa estaca uma serpente de bronze, assim também Eu devo ser levantado numa cruz, 15 para que todo aquele que crer em Mim, tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou tanto o mundo que deu Seu Filho Único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não enviou O Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo. 18 Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e   condenados por não crerem no Filho Único de Deus. 19 A sentença deles está baseada neste fato: a Luz do céu veio ao mundo, porém eles amaram mais a escuridão do que a Luz, porque a obra deles eram más. 20 Eles odiaram a Luz Celeste porque queriam pecar na escuridão. Ficaram longe daquela Luz, com medo dos seus pecados serem revelados e eles castigados. 21 Mas aqueles que se comportam bem, têm prazer em vir para a Luz, a fim de que todo mundo veja que eles estão fazendo o que Deus quer". (VIVA) Podemos, portanto, perceber que a vinda de Jesus ao mundo, foi plano de Deus, o Pai, A Trindade planejou para que Ele pudesse salvar, dar vida abundante e resgatar do pecado os seus eleitos.

Isso queridos irmãos, é de extrema importância, diz o texto que Deus o Pai amou o mundo de uma maneira tão profunda, tão abrangente, que enviou o seu Único Filho, para que vindo ao mundo, fosse torturado, maltratado, esbofeteado, cuspido, chicoteado, e crucificado de forma humilhante, tornando-se Ele, maldito, e isso Ele o fez pelos seus. Será que realmente sabemos o que isso significa? Será que entendemos o que aconteceu naquele dia, na cruz do calvário? Sabe, na verdade era eu e você que deveríamos ter ido para a cruz, pois nós a merecemos, somos malfeitores e não prestamos, somos no que tange ao pecado, exatamente iguais aos dois ladrões da cruz e em nenhum lugar da Bíblia se lê sobre “pecadinho” e “pecadão”, merecemos o inferno e Deus nos deu a vida eterna.  Vejamos o que a Bíblia nos diz: Rom 3:23 "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus". Portanto, ninguém é santo, sem pecado, Santo somente o nosso Deus e Pai, no entanto não damos a mínima para o sacrifício vicário, absoluto, eficaz e de efeito eterno que Jesus fez pelos seus. Deus exige derramamento de sangue e somente o sangue de Jesus, o Justo, seria suficiente para limpar e perdoar todo o seu e o meu pecado. Contudo, apenas na maior parte das vezes assistimos filmes sobre a morte de Cristo Jesus, entretanto não mudamos de vida, até criamos um dia como sendo o dia da mentira e o praticamos, quando Deus condena e reprova a mentira, a Bíblia nos diz que o diabo é o pai da mentira, portanto se mentimos e não nos arrependemos, se continuamos nos nossos erros, nos tornamos “filhos do diabo”, e se isso ocorre, NUNCA fomos filhos de Deus. Devemos agradecer a Deus por mais um dia que Ele nos deu. Devemos nos lembrar de que o Justo, o próprio Jesus Cristo, foi posto no meio de dois dos piores seres humanos já existentes, não mais pecadores que eu e você, mas Ele estava ali por amor de mim e de você, Ele sofreu por demais, nada reclamou, Ele tinha poder para destruir todo o exército romano de uma só vez, mas não o fez, Ele tudo suportou por amor, a cruz se tornou o símbolo do cristianismo e está vazia, pois Jesus ressuscitou, por essa razão é que não usamos a cruz com Cristo, mas sim a cruz sem Cristo, pois Ele venceu a morte e nos deu vida e vida eterna. Aleluia! Soli Deo Gloria.





                                                                 





2 comentários:

  1. Jesus ressuscitou dos mortos glória aleluia e aleluia ao Senhor nosso Deus
    Mais uma vez estou alimentado pela palavra de Deus

    ResponderExcluir
  2. Glória ao Pai; Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo. Sem cruz não há salvação.

    ResponderExcluir