Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Agradeça a Deus por Tudo, Tudo Mesmo.

1 comment

Essa afirmativa encontra apoio e reforço no versículo Bíblico encontrado em I Tessalonicenses 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Ora, esta afirmativa não tem como significado o ter que necessariamente pular de alegria ao perder um familiar, por exemplo, assassinado ou ainda dar uma festa e comemorar o desemprego ou dizer a plenos pulmões: maravilha meu filho perdeu o ano letivo, etc, terminantemente não. Não significa que não possamos sentir dor e nem sofrer, contudo significa sim em tudo e por tudo, dar graças, ou seja, entendermos que ainda que pareça ou mesmo que demore, Deus não se esqueceu de nós, não importa quais sejam as circunstâncias, por mais desastrosas que sejam, por mais dilaceradoras que aconteçam, temos que ter a certeza total, completa, firme na promessa feita pela Palavra de que Deus estaria conosco por mais horrenda que fosse a situação. Quando o apóstolo Paulo escreve esta carta para a igreja que ele plantou em Tessalônica, Deus revela a ele também este versículo que é por demais precioso, no capítulo 5 versículo 18 de I Tessalonicenses onde Ele nos diz para sermos agradecidos em tudo, absolutamente em tudo, porque esta, exatamente esta é a vontade Do Pai, esta é a vontade Do Criador de tudo, Do Criador do universo. Ele está nos dizendo que ainda que pareça pelas circunstâncias que Ele, O Deus Mantenedor da vida, perdeu o controle, Ele não perdeu, muito pelo contrário, Ele mesmo envia a catástrofe até nós e nos envia até a catástrofe, dando-nos a oportunidade de praticarmos a fé Nele.  Não foi exatamente assim no mar vermelho? 

Outro texto que somos levados a examinar no contexto desta narrativa é o Salmo 23, onde no versículo 4 lemos: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu Estás comigo; a Tua Vara e o Teu Cajado me consolam”. Vejamos, se houve alguém que sofreu perseguição, brigas e risco total de morte o tempo todo, este sem dúvidas, foi o rei Davi, ninguém mais que ele no período Vétero Testamentário sofreu tanto e este versículo escrito por Davi nos traz ao coração uma verdade difícil de entendermos humanamente falando, ele diz que ainda que a situação que estejamos passando nos leve a caminhar por um vale (local completamente descampado, desprotegido), da sombra e da morte (sombra por definição da física é a ausência total de luz) morte (ausência de vida, no contexto seriam: corpos em estado de decomposição). Agora, imaginemos um lugar onde estamos sem proteção alguma, sem luz alguma e o chão, repleto de cadáveres se decompondo, o cheiro de carne apodrecendo, ainda assim (não tem importância alguma) NÃO temeremos mal nenhum. Este versículo é por demais forte, como nosso Deus, pois fala-nos do poder absoluto Do Pai em guardar, por isto, exatamente por isto, é que agradecemos por tudo, pois mesmo antes de nos vermos livres da situação, seja ela qual for, CREMOS em Deus e descansamos Nele.

Portanto, em toda e qualquer situação, No Senhor Deus e Pai, devemos nos lembrar que seja o que for que esteja acontecendo, isso contribuirá para o nosso bem se amarmos ao Senhor Deus, como lemos na Sua Palavra em Rm 8:28 E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos planos Dele”. (VIVA). Observe o que este versículo está a dizer: tudo, absolutamente tudo, qualquer coisa, todas as coisas que porventura venham a ocorrem em nossa vida, estão conjuntamente cooperando para o nosso bem, se amamos a Deus. Não foi exatamente isso que aconteceu na vida de Jó, quando ele teve que enterrar os 10 filhos que morreram soterrados no meio dos escombros? Jó 1:21 "Quando cheguei a este mundo estava nu e nada possuía. É assim que vou partir. O Senhor me deu tudo quanto eu tinha e agora tomou de volta. Glória ao Senhor! Bendito seja Ele". (VIVA). Esta afirmativa era de um homem que havia perdido tudo quanto tinha e depois, de inúmeras perdas, se viu enterrando os seus 10 filhos. Jó disse que Deus havia dado e tinha o poder e direito também de tirá-lo, então reconhecendo o poder e a vontade de Deus, Jó agradece e louva a Deus, honrando-O. Muitos com certeza dirão: Qual a lógica ou ainda, qual o sentido de agradecer por uma perda, por uma dor, por uma catástrofe? A resposta na lógica humana, em uma perspectiva que sequer reconhece a existência de Deus, é: nenhuma, mas para aqueles que sabem que Deus existe, é a chance de também glorificar e honrar Àquele que nos amou e por isso seu Filho nos enviou, para nos dar vida e vida em abundância. Por esta razão é que entendemos e nos submetemos a vontade de Deus, pois mesmo não fazendo sentido algum, reconhecemos que sendo Ele o Deus Criador e tudo que Ele faz, o faz com um propósito, a um sentido e um fim específico para cada ação de Deus e por isso mesmo Ele deve ser honrado e glorificado em tudo e por tudo. Não significa que não possamos chorar, não significa que não possamos dizer em tom bem alto que está doendo e a dor é muito forte, todavia nos alegraremos no Senhor Deus, Criador do céu e da terra e Idealizador de tudo, pois a sua Graça nos basta. 

No século XVIII, por volta do ano 1750, um navio negreiro comandado pelo inglês John Newton atravessou uma forte tempestade, carregava aproximadamente 600 negros que estavam acorrentados, haviam sido arrancados de seus lares, homens e mulheres, tirados de seus países, levados para longe do continente africano, o destino era os Estados Unidos, muito longe, frio e completamente distante, jamais nenhum deles voltou para casa e todas as semanas um novo navio completamente carregado de negros nativos tomava o mesmo percurso. Devido aquela forte tempestade, o navio veio a naufragar, John Newton, seu comandante, tomado de completo pavor e medo da morte, suplicou a Deus que o salvasse, e Deus por pura misericórdia o salvou. Foi então que John Newton completamente inspirado pelo próprio Deus, escreveu uma das músicas mais lindas sobre a graça de Deus, Amanzing Grace (Maravilhosa Graça), e nós sabemos que somente a maravilhosa Graça do nosso Deus é capaz de nos salvar de todo o pecado. Deus seja louvado!  Soli Deo Gloria! 





Um comentário:

  1. Estou maravilhado em ler isto não sei oque falar lindo de todos as postagens de leitura essa mexeu comigo

    ResponderExcluir