Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

DENÚNCIA: O que se está fazendo em cultos no brasil, é bíblico? Adoração e liturgia só podem ser segundo a Bíblia.

2 comments

 
ARTIGO I

A denúncia veio pela rede internacional (internet), e infelizmente o absurdo está estampado em toda a rede, centenas de “cultos” dos mais diversos tipos e modos ocorridos em “igrejas” dos mais diversos nomes. É de fato ESTARRECEDOR, vermos a que ponto chegou a igreja protestante, chamada de evangélica e seus cultos, porém em nome da verdade e sob os padrões e doutrinas Bíblicos urge aqui a necessidade de uma veemente pergunta: essas igrejas e seus cultos são e devem ser chamados de Bíblicos??? Podemos assistir a um culto quando convidados ao invés de participarmos do mesmo? Pode um culto a Deus ter como centro do culto o homem? Pode-se marcar hora exata para que Deus atue com curas? Podemos DETERMINAR coisas para que Deus as faça? Pode-se aceitar o fato de uma “bispa” se colocar sentada em posição estratégica para ser tocada nos pés e liberar “bênçãos” em troca de dinheiro? Temos ainda casos de histeria coletiva, curandeirismo e até um desafio, acredite ou não, para  “lúcifer” comparecer a um desafio em pleno culto, etc. Sem sombra de dúvida alguma atingimos o maior índice de charlatanismo e paganismo em nome de Deus que qualquer outra época, fazendo parecer brinquedo de criança o paganismo do século XVI.

O que vai ser denunciado e relatado nestes cinco artigos que irão ao ar a partir de hoje farão você tomar nojo completamente do que se está a fazer em nome de Deus. Tem estes cinco artigos como objetivo um enorme ALERTA contra o pecado e também mostrar exatamente o que pode e o que não pode se fazer em um culto prestado ao Deus Criador dos céus e da terra à luz das Sagradas Escrituras.

OBS: Muitos dos fatos e dados históricos apresentados nesta série de cinco artigos são de domínio público podendo facilmente serem comprovados no que tange a sua veracidade.

É bastante óbvio entendermos que se queremos falar de como adorarmos e de como procedermos na nossa liturgia EXATAMENTE segundo a Palavra de Deus, não podemos deixar de rever e pesquisar a fundo também o período da Reforma Protestante no século XVI que visou também combater os erros de até então, voltando-se para o evangelho puro e genuíno, tendo como base a igreja primitiva descrita em Atos dos apóstolos. Para isso, vou tomar como exemplo um pouco do que Deus fez na Escócia e quem Ele usou.  Ok. Antes da Reforma protestante na Escócia, a Igreja Católica Romana estava completa e totalmente corrompida, qualquer adoração verdadeira para Deus era quase inexistente. Homens e mulheres se curvavam diante de imagens para adoração, mártires, apóstolos e virgens (pasmem), eram adorados. Numerosos dias santos e festas (frequentemente pagãs na sua origem) estavam constantemente sendo adicionadas aos cultos, algo bem parecido com o que vemos nos dias de hoje. A igreja na Escócia estava, portanto, numa urgente e terrível necessidade de reforma, principalmente na área da liturgia e adoração, também algo muito parecido com o que vemos hoje nesta crise da igreja, pois bem, Deus levantou John Knox para liderar a Reforma Escocesa. Ele corajosa e ousadamente enfrentou de forma direta os males da Igreja de Roma. Aspirava incansavelmente limpar por completo a igreja e a nação das corrupções e baixaria da falsa adoração, o que também precisa ser feito hoje. Ele eficazmente condenou as práticas perversas de Roma. Mostrou ao povo o que exatamente estava errado na forma de adoração feita pela igreja de Roma, e apresentou de forma brilhante, uma liturgia e adoração Bíblica, o que também nos falta hoje. Há de se notar que os padrões da igreja de Roma, são em muitos casos parecidos aos da igreja do nosso tempo e neste caso também NADA tem a ver com os ensinamentos de adoração e liturgia Bíblicos.

John Knox aplicou para a adoração um dos cinco solas da Reforma, o “Sola Scriptura”. Somente as Escrituras devem ser o nosso único guia para a adoração e culto. Não tem REVELAÇÃO nem PROFETADAS, todas, exatamente todas as práticas e observâncias na igreja que não têm autoridade escriturística, devem ser extirpadas. Ao apelar para o princípio do “Sola Scriptura”, para a adoração, John Knox estava confirmando o que desde então se tornou popular e conhecido como o “Princípio Regulador da Adoração e do culto”. John Knox chegou a um perfeito e completo entendimento deste princípio de adoração durante seu exílio em Genebra, Suíça. Veio a perseguição ferrenha contra os Protestantes na Escócia o que levou ele e muitos outros, a fugirem. Contudo antes de retornar posteriormente a Escócia, John Knox esteve em Genebra por aproximadamente seis anos, de 1554 a 1559. Bebeu teologicamente de João Calvino, depois do apóstolo Paulo, inegavelmente o maior exegeta Neo Testamentário. Em Genebra, Suíça, John Knox trabalhou ganhando assim experiência prática na forma Reformada de adoração ensinada por João Calvino completamente dentro dos princípios Bíblicos. Princípios estes quase totalmente abandonados pela igreja protestante no Brasil em nossos dias. Eis a declaração de John Knox: “...Não temo nem me envergonho de dizer que aqui em Genebra, é a mais perfeita escola de Cristo que já houve na terra desde os dias dos apóstolos. Em outros lugares, eu confesso ser Cristo pregado verdadeiramente; mas os costumes e a religião serem tão sinceramente reformada, não tenho visto, todavia em nenhum outro lugar. Ele compreendeu que o ser humano sozinho, ou seja, por si mesmo não pode decidir NADA de como Deus deve ser adorado. Somente Deus pode determinar isto.

É exatamente isto que falta em sua maioria à igreja de Cristo hoje, não se tem a menor ideia do que seja um culto a Deus. Segunda-feira assisti a um vídeo postado na internet onde uma mulher, líder não sei de que ou quem, começa o culto esbravejando e falando palavras completamente inexistentes em qualquer seguimento idiomático conhecido no planeta, imediatamente um jovem começa a estrebuchar e se curva até bem perto do chão e colocando as mãos no piso, acreditem, ele “planta bananeira”, expressão usada para designar a pessoa que fica de ponta cabeça e permanece com as pernas para cima de cabeça para baixo “louvando” não sei a quem, no mesmo momento, todos os presentes entram em histeria coletiva e pimba temos um culto. Que culto? À quem? ONDE queridos irmãos, ONDE na Palavra de Deus temos pelo menos algo parecido, onde temos servos do Deus altíssimo louvando desse jeito, desta maneira? Começo a entender a profundidade do versículo Bíblico que diz: Salmo 103:10 "Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades". NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR E LER AMANHÃ O SEGUNDO ARTIGO COMO CONTINUAÇÃO.  Soli Deo Gloria! 
                                                            









2 comentários:

  1. Interessante o assunto, vou aguardar o segundo artigo. Vivemos tempos difíceis, e muitos estão enganando e outros sendo enganados. Os dias tem sido maus, mais o tempo é de que aqueles que buscam verdadeiramente o Senhor fiquem firmes, sem se deixar levar por charlatanismos, infelizmente até mesmo dentro de Igrejas. Deus o abençoe, e te use poderosamente como canal que desperte naqueles que estão inconstantes e até mesmo constantes, a buscarem mais a verdade que está na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade, pastor Felipe. Uma vergonha tudo que está acontecendo, atualmente no mundo que si diz evangélico. Tudo gira em torno do homem e de como se faz para rancar mais e mais dinheiro das ovelhas. A grande verdade, é que o Evangelho de Cristo virou mercadoria, comércio. Sola Scriptura. Soli Deo Glória.

    ResponderExcluir