Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Igreja Com Cara de Mundão, é GOSPEL

1 comment
Queridos irmãos, penso que o tema seja extremamente pertinente, extremamente atual, pois por onde vou, por onde passo, sempre ouço as pessoas dizerem como foi bom terem ido ou como será bom irem para a “igreja ideal”, e isso tem me conduzido a uma curiosidade crescente, onde, sempre paira uma pergunta: o que as pessoas pensam ser exatamente a “igreja ideal”?

Eu estava de viajem em um ônibus outro dia e ouvi parte de uma conversa entre duas moças evangélicas e imaginem só, as duas conversavam exatamente sobre isso a “igreja ideal”. A primeira disse que optou, escolheu, disse ela: eu escolhi uma igreja que se adequasse a minha necessidade, já a outra reclamou de uma igreja que proíbe o uso de determinadas roupas no templo, (fora do templo pode) então a primeira disse estar feliz com a igreja que ela havia escolhido, pois segundo ela, se adequou completamente as “necessidades” dela, ela disse: eu estou na igreja que eu escolhi, que me permite usar o que eu gosto. Fiquei sem querer acreditar no que eu havia acabado de ouvir, eu pensava ouvir das pessoas que a igreja ideal fosse aquela preocupada em prestar um culto verdadeiro a Deus, uma verdadeira ortopraxia, pensei que uma diria à outra que encontrou uma igreja onde o pastor não se vende, ou seja não sede a caprichos de alguns membros de posição elevada só para não perder o dízimo de tais fiéis, pensei que o importante fosse uma igreja onde o culto ocorresse dentro de uma linha  sempre Teocêntrica, onde A Palavra fosse a parte do culto mais esperada, onde as pessoas tivessem compromisso primeiro com O Deus da igreja, onde o culto só existisse para agradar a Deus, onde o sábado à noite fosse sempre de enorme e indescritível expectativa pois é a véspera do dia do Senhor, onde cantar fosse importante pois estaremos cantando para o Criador do universo e não porque vamos ficar em lugar de destaque sendo vistos por todos da igreja etc, mas infelizmente o que as duas estavam procurando e uma delas já havia achado com extrema facilidade, era uma igreja que se adequasse completamente as necessidades egoístas e de consumo moral-recreativo e socioeconômico de todos os que a frequentem, um lugar onde a mensagem massageie o ego humano e não mostre necessariamente o pecado, que aliás anda completamente fora de moda, e isso não por que tenha sido deixado de ser praticado mas sim por que não existe tanto erro assim e a maioria das coisas proibidas por Deus na Bíblia ou foram escritas somente para aquela época ou por que os tempos mudaram, são outros, moral da história: praticamente não existe pecado, o problema é uma questão de interpretação, é o que dizem eles.

Como para a maioria não existe pecado e quase tudo é permitido, infelizmente me parece que voltamos ao século XVIII, onde o que vou narrar agora havia se tornado comum pela igreja da época. Naquele século os pastores da Inglaterra desciam dos púlpitos e se perdiam nas mesas dos bares e nos bordéis, a igreja estava quase que totalmente morta, os membros se entregavam a uma vida dissoluta e a um total afastamento de Deus. Estamos andando de mãos dadas com algumas coisas comuns daquele século, vejamos: hoje estamos a ver coisas como, pastores que não vivem o que pregam, mas que importância isso tem,  pastores que com a visão de “encher” a igreja, acabam inchando-a, com isso aceitam membros de qualquer maneira com... as práticas mundanas, as mais absurdas possíveis; crentes que bebem, crentes que fazem uso de  piercing nos lugares mais inimagináveis possíveis, crentes que fumam, falam palavrões, recentemente participei de um retiro com uma outra igreja no período de carnaval e vi crentes jogando cartas “baralho”, o curioso é que os mesmos nunca estavam presentes em todos os estudos. Crentes que dizem para os filhos usarem “camisinha” se porventura não se conterem, pois, o perigo é contrair uma doença ou uma gravidez, Pecado? Pecado é coisa de fundamentalista, é coisa de pessoas que vivem lendo demais A Bíblia, dizem eles.

Chegamos ao cúmulo de líderes espirituais ensinarem para o povo o que nunca aprenderam. É coisa séria o estado da igreja atual.  Hoje estamos no ponto igual a muitos padres que antes da missa, olhavam através do cortinado para ver quem estava presente, de acordo com quem viam, deixavam de pregar o que deviam, pois não podiam confrontar ninguém, com medo de alguns irem embora, pois não é o que alguns “muitos” pastores fazem hoje? Só pregam o que a igreja quer ouvir. Ao invés da igreja ir  ao mundo e anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, chamamos o mundo para dentro da igreja e aceitamos suas práticas nocivas e sujas pelo pecado, trouxemos a “cantina” prima direta da quermesse, trouxemos o óleo ungido, primo da água benta, como não conseguimos achar parente algum para a festa junina então tivemos o cuidado de colocar um nome “crente” , ficou assim: arraia gospel, de quebra vieram as festinhas, reuniões de oração onde falta joelho dobrado e sobra bolo confeitado, batismos então, é uma festa, chamamos todos à frente, não importa o que fazem nem o que são, o que importa e criar uma “grande união” com fotos, abraços, várias pessoas filmando, trocando endereço, ah é verdade, não faltam os que emocionados, abraçam até o pastor isso com um fundo musical executado pelo “grupo de louvor” o mesmo que sai sempre do templo na hora da mensagem, mas que importância isso tem desde que a igreja esteja cheia, repleta e todos voltem para repetir a festa. Onde estávamos mesmo meus irmãos? Em um culto para Deus? CLARO QUE NÃO.

Em Atos 2:42-47 lemos tudo sobre a igreja verdadeira, sobre a igreja de Cristo, sobra a igreja ideal: eles estavam CONTINUAMENTE se dedicando ao ensino dos apóstolos e à comunhão, todos os dias ORAVAM juntos no templo, compartilhavam o pão, CRIAM em Deus e ficavam juntos, também  compartilhavam tudo, vendiam suas propriedades e davam SOMENTE a quem precisasse, tudo isso com alegria, SINCERIDADE de coração e TEMOR, e enquanto eles viviam desta maneira, o Senhor Deus ENVIAVA dia após dia os que Ele mesmo salvava. A igreja ideal é, portanto aquela que prega e vive somente o que a Palavra de Deus fala, pastores e membros da igreja vivem a vida de Cristo, não mais a vida humana, não está mais em conta a nossa felicidade, mas a honra e a glória do nosso Deus, que é único e verdadeiro. Igreja ideal não é aquela onde eu me sinto bem, onde os meus interesses são atendidos, igreja ideal é aquela que adora a Deus e confronta o pecado doa a quem doer. O crente ideal da igreja ideal não busca uma igreja que lhe permita fazer o que ele quer, não faz a sua própria vontade, mas sim a vontade do Pai, portanto não se evita pregar o que a igreja vai desaprovar, mas sim pregar o que a Bíblia ensina, pois, a palavra de Deus é Soberana e Absoluta. Soli Deo Gloria.                                                                  

Um comentário:

  1. É verdade Pastor Felipe canosa você tem razão, as igrejas estão assim perderam a prática do culto verdadeiro é como o apóstolo Paulo disse, 1 Timóteo 4
    (1) Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
    (2) pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

    Bíblia - Versão "Almeida Revista e Atualizada"

    ResponderExcluir