Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Perdas, sofrimento, frutos da ação misericordiosa de Deus

1 comment

Queridos irmãos, quem de nós deseja de fato sofrer, perder alguma coisa ou perder alguém? A resposta será sempre firme e convicta; ninguém, nenhum de nós deseja ou quer sofrer, perder alguém ou alguma coisa, logo fica muito difícil para muitos entender e aceitar a frase que funciona como título deste artigo. Como pode ser possível Deus usar de misericórdia para conosco, tirando de nós alguma coisa que nós gostamos muito ou ainda tirar alguém que amamos, alguém que compartilha da nossa vida, por fim a maioria dos cristãos entende que Deus de fato é o Deus da vida, mas, e da morte? A morte é punitiva, dura, horrível, forte, implacável e até dilaceradora, logo não tem nada a ver com Deus, é aí que a maioria dos cristãos erram no que acham e no que creem. Pois bem, querido irmão, se realmente você pensa desta forma, carinhosamente, mas de forma firme, eu preciso lhe dizer que você está completamente errado. Antes de mais nada, precisamos entender que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, lemos em Isaías 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”, Deus como ser Soberano, não só determina como decide e tem o controle, TOTAL, ABSOLUTO e COMPLETO de todas as coisas. Depois, tem que ficar bem claro de uma vez por todas que Deus é quem nos dá a vida e é Deus quem a tira. Deus o Criador de todas as coisas é o autor da vida e o autor da morte. Ele e somente Ele tem o controle total e absoluto de tudo e de todos e sendo assim a Ele pertence o tempo em que nós vamos viver e durar aqui na terra, a Ele pertence ao decidir se vamos passar por provações ou não, se vamos sofrer com perdas ou não. Agora você deve estar se perguntando: de que modo, de que jeito ou ainda como é possível entendermos ou aceitarmos o fato que nas perdas estamos sendo abençoados, mas é exatamente isso, as vezes Deus permite a aflição para que em nós seja criado e fortalecido um bem maior, pois a aflição enviada por Deus também contribui para o nosso bem, Rm 8:28. Deixe-me então ajuda-lo, muitas vezes achamos que por estarmos sofrendo muito, Deus O Criador simplesmente está completamente irado conosco, foi exatamente o que ocorreu na narrativa descrita no livro de Jó capítulo 33:19-28, vejamos: Jó queixava-se de suas enfermidades, elas haviam-lhe roubado a saúde e por causa delas julgou que Deus estivesse irado contra ele; seus amigos também entenderam assim, todavia Eliú mostra que às vezes Deus permite que o corpo seja afligido para o bem da alma. Esta assertiva de pensar será muito útil para que, em nosso bem, tiremos proveito por exemplo da enfermidade através qual Deus fala com os homens. A dor é fruto do pecado que cometemos; entretanto, pela maravilhosa GRAÇA de Deus, a dor do corpo às vezes se torna um meio de recebermos um bem para a alma. As aflições serão retiradas por completo ou não, quando tiverem realizado a sua obra, e encontrar-se um resgate ou propiciação. SIM, é Ele Jesus Cristo O Mensageiro e O Resgate; desta maneira o considera Eliú, como Jó o chamara de seu Redentor, porque Ele é o Comprador e o Preço, o Sacerdote e o Sacrifício.

Então, nas perdas e nos sofrimentos estamos SIMPLESMENTE recebendo as misericórdias do Deus Eterno. Como isso é possível? Primeiramente nem eu nem você temos que aceitar ou recusar nem exatamente entender absolutamente NADA, coisa alguma de Deus, pois Deus é Soberano, Ele decide sem perguntar e tudo o que Ele faz é o melhor para as nossas vidas, Ele sabe o que é bom. Quando José foi vendido por seus próprios irmãos e viveu 13 anos separado da família, rejeitado, discriminado, sendo livre foi vendido e comprado como escravo, andou de buraco em buraco, de prisão em prisão, conviveu com a PERDA da liberdade e com o absoluto SOFRIMENTO, habitou em uma outra nação, com outros costumes, recusou a proposta de adultério da própria patroa, pois temia a Deus e como consequência voltou para a prisão, para o buraco e para o sofrimento ainda maior, esteve nessa vida horrível 13 anos, mas nunca culpou a Deus, nem blasfemou, perdeu tudo e sofreu muito mas honrou e glorificou a Deus. Que nesta manhã de domingo, neste dia separado para Deus, possamos todos entender a Soberania de Deus e o controle absoluto, total e descansarmos na certeza de que REALMENTE Ele O Criador sabe muito bem o que faz e tem um plano perfeito para a nossa vida. Lembre-se e viva Rm 8:28 “ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Aleluia. Soli Deo Gloria.



                                                              




  

Um comentário:

  1. Oi Pastor Felipe canosa o que você falou nesse estudo de hoje é verdade Deus sempre tem o melhor para mim Romanos 8
    (28) E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

    Bíblia versão "Almeida Atualizada"

    ResponderExcluir