Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Prosperidade? Entendemos mesmo a Bíblia?

2 comments
É no mínimo uma pergunta interessante se a resposta não fosse trágica. Infelizmente para a maioria dos protestantes no Brasil e talvez em muitos países no mundo, o entendimento da Bíblia, a palavra de Deus, é extremamente precário, rudimentar, obsoleto e sobre tudo pobre, o que me leva a confirmar a assertiva de que quase ninguém entende quase nada de tudo o que está exposto na Palavra de Deus, que sendo o Livro dos Livros, sendo a própria Palavra dita pelo Criador à sua criação, ou seja, a raça humana, nos orienta e nos ensina a respeito de tudo, possuindo Palavras de Vida e vida eterna. Pois bem, retornando de forma direta ao tema exposto, quero citar alguns erros burlescos, ou seja, grotescos, que são não só cometidos como largamente ensinados, levando os fiéis de muitas igrejas ao erro, consequentemente ao pecado. O primeiro erro gritante é chamado de “PROSPERIDADE”, o que se prega por aí é que “crente” eu prefiro chamar de protestante, tem que obrigatoriamente ser próspero, e a referência é para o campo financeiro. É ensinado em larga escala que uma vez o fiel entregando “tudo” (bens materiais), Deus tem muito mais para dar e fará qualquer fiel rico, a lista segue numerando: mais carros, mais fazendas, mais empresas, mais apartamentos etc. Eu pergunto: ONDE, exatamente ONDE na Bíblia está tal afirmativa?

Portanto, vejamos uma das muitas passagens mal-entendidas, que sem conhecimento teológico e sem uma profunda análise do texto no original grego ou hebraico, levam líderes leigos a criarem e ensinarem erros e não a Bíblia. Vejamos, o que O Pai nos diz em III Jo 1:2 “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. Veja que a leitura errada desta passagem, leva aquele que a lê, pensar que “prosperidade” está se referindo a condição monetária, contudo o que João está dizendo é o seguinte: Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente. Logo, esta é a tradução mais adequada e que condiz com o texto, pois João fala da condição ESPIRITUAL e não da MATERIAL, este é o perigo de uma análise textual de forma inadequada, sem profundidade e sem pesquisa exegética. O que é pregado e defendido pelo Brasil afora é que “Deus é fiel ao servo Dele e por isso Deus o faz ficar rico”. Essa afirmativa é mais absurda, mais esdrúxula que a anterior é um erro grave, pois, não há amparo Bíblico para tal afirmação. Deus é fiel a Ele mesmo, ou seja, fiel a sua Palavra. Deus não tem compromisso algum com a pessoa que está a pregar no púlpito e sim com a Sua Palavra que é pregada no púlpito. Vejamos: Sl 109:21 Mas tu, SENHOR Deus, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a Tua Misericórdia. Ou ainda o versículo de Isaías 48:11 Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado O Meu Nome? A Minha Glória, não a dou a outrem. Fica completamente claro que nos dois versículos Deus não tem compromisso nenhum com pregadores, com cantores, com campanhas, com determinações, pois Deus, queridos irmãos não é fiel a mim nem a você, mas sim fiel a sua palavra, o compromisso de Deus é somente com a sua própria Palavra exposta.

Vejamos então o que a Bíblia nos ensina sobre PROSPERIDADE: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição” I Timóteo 6:9. A Palavra de Deus não nos promete riquezas, nos promete aflições (João 16:33), no entanto, aquele que quer ficar rico que trabalhe, e do suor do seu rosto talvez enriqueça, contudo corre-se o risco de trabalhar-se muito pelas riquezas e consumir muito tempo raramente tirando um dia de folga, trabalhar sob enorme pressão para conseguir riqueza. Quem faz isso, deixa pouco ou NADA do seu valioso tempo para ler e estudar a Palavra de Deus, para estar com a família, para fazer amizade com seus vizinhos anunciando a Palavra de Deus, ou ainda para ajudar no trabalho da igreja. Pode exigir a maior parte de sua vida para armazenar inutilmente as posses terrestres que ele deseja e, no final, ele estará muito velho e cansado para desfruta-las. Ele vê seus filhos saírem de casa, e sua energia completamente gasta, trabalhar para ficar rico leva a negligenciar muitos deveres. Normalmente trabalhar por riqueza leva o ser humano a negligenciar atenção aos doentes, a estudar e ensinar a Palavra de Deus, a NÃO aceitar participação ativa e responsável na obra de Deus, a NÃO fazer atos simples de bondade aos companheiros, e a NÃO ser espiritualmente eficiente. Veja o que Jesus afirma em Lucas 12:15 "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui". Outro erro também relacionado é dizer que Deus nos colocou por cabeça e não por cauda. Certo, a palavra “cabeça” aparece na versão atualizada exatamente 375 vezes, mas a palavra “cauda” não aparece em NENHUMA das versões Bíblicas existentes, logo os que afirmam isso se constituem em MENTIROSOS, FALÇÁRIOS, pois, inventam erros para justificar uma inverdade, para dar base a uma crendice, portanto tal afirmação também não tem apoio Bíblico. 

Queridos irmãos, eu poderia ficar horas a fio descrevendo citações que viraram jargões, mas que nada tem a ver com a Bíblia. Observa-se um grande número de “crentes” que infelizmente nada ou quase nada entendem da Bíblia, que é a nossa única guia de fé e prática. Lamentavelmente a resposta que se dá a pergunta feita como título deste texto é: “NÃO”, a maioria dos protestantes no Brasil e talvez no mundo não entendem a Bíblia, por isso é necessário um retorno aos estudos, a leitura e a prática de orações constantes, Jesus disse em Mt 22:29 “Errais não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus. Soli Deo Glória.




                                                                


  


2 comentários:

  1. Amém. Que os nossos tesouros sejam as coisas do alto que são eternas. Os tesouros terrenos são temporais. Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  2. Verdade vigilância concordo plenamente com você por isso eu digo “Sola fide; Sola scriptura; Solus Christus; Sola gratia, Soli Deo gloria”

    ResponderExcluir