Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Viver como Igreja do Senhor Jesus, não como circo

Leave a Comment
Queridos irmãos, não falar sobre este tema já seria por si só um erro, ignorar que estamos vivendo algo parecido com o que o profeta Neemias vivenciou, seria absurdo, por esta razão e pela similaridade dos fatos me vejo na necessidade de discorrer sobre a nossa história, não a de uma só denominação, mas a história da igreja do Senhor Jesus no Brasil, fazendo um paralelo com a história narrada no livro de Neemias.

Vejamos: nossa igreja está em um grande período de apatia espiritual, estática e sem vida, onde se caminha por caminhar, pouquíssima frequência aos cultos de oração,  a necessidade de adorar a Deus por que Ele Vive e  é Digno desapareceu, substituída pela ideia única de buscar a Deus para ser abençoado,  objetivando com isso as curas superficiais, digo isso porque não vemos NINGUÉM que não tendo pernas lhe nasçam  ou sem visão desde o nascimento  passe a ver e também a prosperidade financeira sem base Bíblica alguma. Precisamos de uma Igreja com verdades Bíblicas e práticas iguais as de  Atos 2: 42 a 47. Neemias também nos narra uma situação de apatia, desgraça e miséria, e o povo, os que ficaram fora do exílio, viviam alheios a isso tudo (ler Neemias 1: 3). Pois bem, é quando Deus atua de forma direta e levanta seu servo Neemias. A primeira coisa que Neemias fez foi chorar e orar, Neemias confessa-se pecador e fala também dos pecados do povo (ler Neemias 1: 4 a 7).

 Deus, queridos irmãos, o próprio Deus é quem levanta Neemias para orar e ajudar o povo. Mais a frente veremos o que o pecado é capaz de fazer no coração do homem sem Deus. Neemias depois de orar muitas vezes, obteve a confirmação do Senhor para fazer um enorme projeto, o de reedificar os muros de Jerusalém, pois os mesmos haviam sido destruídos. Na realidade, podemos dividir o projeto em 3 (três ) partes:  1 - Ser enviado. 2- Material para a obra. 3- Conseguir trabalhadores. Deus estava com Neemias, ele conseguiu por Deus, ser enviado oficialmente pelo Rei, isso abriu as portas e viabilizou a caminhada impedindo obstáculos, (ler Neemias 2: 5,7). Depois de realizar a 1ª etapa, Neemias iniciou a 2ª etapa, conseguir material para a grande obra, não havia nada na cidade de Jerusalém, a cidade estava em ruínas, mas Neemias confiava em Deus, e o Senhor dos Exércitos mais uma vez atuou a favor do seu servo, o material foi conseguido, (ler Neemias 2: 8). Agora só faltava a 3ª etapa, que era conseguir muita gente para trabalhar em condições precárias, sob forte calor e sem remuneração, mas veja o que Deus fez: Neemias 2: 17 e 18

Queridos irmãos, nós povo de Deus, eleitos desde a eternidade também temos um projeto que creio eu, foi dado ao nosso coração pelo Senhor Deus, e que também se divide em 3 (três) partes: Orar,  mas estamos somente no lamento, no choro, chorar não é errado mas devemos chorar menos e orar mais, a oração como prática crescente e em toda a nação. Algo tem que ser feito, estamos em ruínas, os cultos na sua grande maioria não são cultos para Deus mas sim para o homem, o show e a apresentação dominaram a maior parte dos cultos, pastores cada vez mais preparados para uma apresentação e cada vez menos talhados para uma adoração, se olharmos aos parâmetros Bíblicos quase inexistimos. Penso que é hora de nos levantarmos não para brigar mas para orando, reerguer a igreja no Brasil e de forma Bíblica, sem dúvidas vamos cair nos exemplos da reforma do século XVI, do puritanismo praticamente no século seguinte e o da igreja de Atos dos apóstolos descrita em Atos 2:42-47, e depois agir, levantando liderança, e também preparar os que forem indicados pelo Senhor para treinados trabalhar nos moldes de Atos e disponibilizarmos recursos que com certeza o Pai nos dará.

Não podemos nos esquecer que Neemias quando reedificou os muros, algo estranho e pecaminoso, de maneira surpreendente ocorreu, 3 (três) pessoas lideraram uma  oposição a Neemias, ou seja, se opuseram a Deus, fica evidente que havia inveja por parte destas pessoas, vamos identificá-las: Neemias 2: 19. Sambalate, Tobias e Gesém, eles não tinham caminhada com Deus, não o louvavam e ao se oporem a Neemias, se opuseram ao próprio Deus. Vejamos o que Neemias orientado por Deus falou para os contrários: "Então lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém. Neemias 2: 20".

Penso  que o diabo está querendo fazer o mesmo que tentou fazer com Neemias, por isso, precisamos de toda a igreja remanescente para orar, repudiar qualquer comentário contrário ao bom andamento da igreja e do projeto que devemos ter no coração que é o de reerguer uma igreja caída, dentro dos princípios Bíblicos tão bem deixados pela ação de Neemias e pelos movimentos e atitudes já citados por mim neste texto. Devemos ter a certeza de que os SAMBALATES, TOBIAS E GESÉNS aparecerão aos milhares, levantados e alimentados por satanás, seremos chamados de fundamentalistas, ótimo, fundamentados seremos na Palavra de Deus e não cederemos em meio as dificuldades, pois não nos é possível a caminhada com isso que estamos vendo hoje no Brasil, precisamos de homens que orem, trabalhem, liderem, se entreguem ao estudo da Palavra e estejam prontos para morrer por Cristo Jesus.  Não aceitaremos caminhar com ninguém que se oponha ao nosso Deus, tais não tem parte conosco. A nossa igreja sairá vencedora, porque todos nós, independente do denominacionalismo, queremos fazer isso para a glória e honra exclusivas do Eterno e absoluto Rei da Glória, O Único Deus. Amém. Soli Deo Gloria!
.



0 comentários:

Postar um comentário