Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

As Cercas Invisíveis do Deus Eterno

Leave a Comment

Resultado de imagem para AS CERCAS COLOCADAS POR DEUS
Podem existir cercas em volta do ser humano, cercas que limitam, cercas que viabilizam, que protegem a propriedade privada, a saúde, a vida, a família, inclusive a própria felicidade. Esta é, para assim entendermos, a cerca que estava ao redor de Jó, à qual se referiu satanás, vejamos: Jó 1:10 “Acaso não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoou, e os seus bens se multiplicaram na terra”. A ação protetora de Deus estava sobre e em torno da vida de Jó. Vemos aqui que todas as vezes que Deus o criador, em sua própria decisão, escolha, em sua soberania, diminuía o tamanho da cerca, deixando alguma coisa fora dela, SOMENTE nesta hora e somente desta maneira é que satanás com a PERMISSÃO do Próprio Deus, atuava de maneira destruidora, provocando tragédias enormes, ações exterminadoras na vida de Jó, como a perda de todos os seus bens, a morte dos seus 10 filhos sendo 7 homens e 3 mulheres e a perda da sua própria saúde. É essa abençoada e bendita cerca, que nada mais é do que a ação de Deus sobre a nossa vida de forma invisível aos nossos olhos, que justifica, viabiliza e permite nossa existência, pois sem a proteção do eterno Deus, a vida é impraticável, inviável e impossível de ser bem vivida.

Contudo há outra cerca que Deus, por assim dizermos, quando necessário, coloca em nosso caminho, a nossa volta, é a cerca de ESPINHOS ou seja: a ação Do Próprio Deus que não só permite, mas Ele mesmo muitas vezes nos conduz ao problema como o fez ao conduzir o povo na saída do EGITO para o mar vermelho, onde não havia saída, para que a Sua glória fosse maior diante do homem. Portanto lemos no livro do profeta Oséias: Os 2:6 BLH “Vou pôr ao redor dela uma cerca de espinhos e vou construir um muro na estrada, para que ela não encontre o caminho”. Em um aplicativo contemporâneo, seria a cerca de arame farpado que limita o avanço, que impede o prosseguir para além do permitido, ou seja: a própria ação de Deus impossibilitando, uma cerca posta por Deus que entrava o livre curso daquele que quer fazer o que não deve que quer caminhar contra a Vontade do Pai, contra a Vontade do Próprio Deus. Essa cerca protege a integridade e moralidade da pessoa.

No contexto da vida de Oséias, a cerca de espinhos foi colocada ao redor de sua esposa Gomer, que lhe era infiel, para que simplesmente ela não mais corresse atrás de seus impulsos, de seus amantes, do seu pecado e assim chegasse à seguinte conclusão: Os 2:7 BLH “Vou voltar para o meu marido, pois, quando vivia com ele, eu era mais feliz do que agora”. Sem essa cerca colocada por Deus, Gomer não iria parar para avaliar a incrível loucura que estava cometendo até então.

Embora Oséias tenha experimentado em sua própria carne a dor amarga e profunda da infidelidade conjugal, da traição, do abandono, da aniquilação e do esquecimento por parte da esposa, ele tinha plena e total consciência de que aquela ação, aquele pecado não era só de Gomer. A nação da qual ele fazia parte, Israel, estava em constante adultério diante de Deus, pois o haviam abandonado e se apegado a outros deuses, a nação de Israel não mais procurava a Deus, não mais o louvava, não mais FREQUENTAVAM os cultos, não mais PERDOAVAM, haviam se esquecido por completo do Deus eterno. A cerca de espinhos não era só para interromper o caminho da esposa infiel. Era também para pôr de uma vez por todas um fim na infeliz trajetória de Israel. Feliz e abençoado é aquele que por TOTAL e completo amor e misericórdia de Deus recebe essa incrível e admirável cerca de espinhos. Aleluia. Soli Deo Gloria.

Pr. Felipe Canosa


     


0 comentários:

Postar um comentário