Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

O que acontece quando o SENHOR DEUS é o nosso pastor?

1 comment
Baseado no Salmo 23
Com certeza o Salmo 23 é o Salmo mais conhecido, lido e comentado em todo o mundo, contudo eu penso que sempre será possível extrair-se novas mensagens encorajadoras deste Salmo. Pretendo estudá-lo versículo por versículo, você vai ficar impactado com as profundas verdades contidas nele e que com certeza pela maioria das pessoas ainda não foram de fato vividas.


 O SALMO

        I-                    O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.
A pergunta que não quer se calar é a seguinte: quando O Senhor Deus é o meu, o seu, o nosso Pastor? Quando absolutamente somos guiados por Ele, ou seja, quando somos pastoreados por Ele? E ser pastoreado pelo Criador significa ter intimidade com Ele, significa estarmos completa e totalmente debaixo de sua vontade e graça. Ser pastoreado por Deus é lembrar que Deus nos protege, acalenta o nos leva no seu colo livrando-nos de todo o perigo. Quando isso ocorre, NADA, exatamente NADA, nos falta. Mas espere um pouco, eu tenho passado por apertos enormes, estou desempregado e muitas coisas tem me faltado, você dirá. É aí que preciso te lembrar e a todos que lerem este artigo, que a assertiva “nada me faltará”, necessariamente não se refere ao “material”, mas sim, é claro, ao “espiritual”, pois quando somos pastoreados por Deus, NADA espiritualmente falando nos faltará, jamais e isso sem meritude alguma da nossa parte.

II-  Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
O cuidado do nosso Deus em nos garantir a tranquilidade, o sossego para que possamos ter um descanso sem preocupações. Como o pasto é algo de comum e extremamente necessário para a ovelha, podemos entender também que O Pai nos guia dentro do que para nós é extremamente necessário, ou seja, sem deixar-nos faltar nada, somos levados por Ele para um lugar onde além de proteção, temos repouso. Me permita dizer desta forma: um lugar climatizado, com luz adequada, nem muito forte nem muito fraca, no ponto certo, não só permitindo-nos, mas como se Ele próprio nos levando no colo, colocasse-nos em uma cama extremamente macia e ali com extrema quietude e tranquilidade possamos descansar livres de qualquer preocupação.

III-  
III-  Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu Nome.
O refrigerar da alma, imaginemos um calor abrasador. Um sol causticante, uma situação tão apavorante, tão sem saída que só de pensar, entraríamos em pânico humanamente falando. Por que não lembrarmos dos três jovens que foram jogados na fornalha acesa e aquecida sobremaneira de tal ponto que os guardas que jogaram os jovens servos do Deus vivo foram mortos instantaneamente pelo enorme calor e quando eles caíram amarrados lá dentro, passeavam soltos e o fogo sequer os aquecia, então, isto, exatamente isto é refrigeração da alma e só quem pode dar é o Senhor dos exércitos. Depois o versículo ainda faz-nos menção sobre sermos guiados pelas “veredas da justiça”, ou seja, por caminhos onde independente do que fizerem, armarem, caluniarem ou mesmo mentirem absurdamente sobre você, Deus te ponha para andar de modo que a Sua Própria Justiça seja derramada por sobre você de modo que toda, absolutamente toda a injustiça, toda a maledicência venha a ser anulada e você saia completamente ileso da situação forjada pelo inimigo. E mais, Deus faz-nos isso por amor ao Seu Próprio Nome, por exemplo. Deus não tem nenhuma obrigação ou nenhum compromisso com o pregador no púlpito, mas sim, total compromisso com A Sua Palavra lida e exposta fielmente pelo pregador. 

IV-   
IV-  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo, o Teu Bordão e o Teu Cajado me consolam.

Este versículo é o meu preferido neste pequeno Salmo, pois ele põe por terra o equivocado entendimento de que se pode barganhar com Deus, de que se Deus fizer isso ou aquilo, então e tão somente então O Criador terá como “recompensa” o meu “favor”, a minha “adoração”. É o que cada vez mais se fala e se defende, porém o que o salmista Davi entende e vive é exatamente o descansar na Soberana e Total ação Do Pai. Vejamos: o salmista não só percebe mas vive profundamente o fato de que se Deus quiser, que se for da vontade Dele, o ser humano é livrado de todo e qualquer estado crítico, até mesmo da morte. Ele descreve tal situação nos conduzindo a uma narrativa imaginária onde estamos em um vale, (lugar completamente descampado, onde não é impossível se movimentar sem que se seja percebido pelo inimigo), de sombra e da morte; sombra por definição da física é o lugar onde não existe NENHUMA luz já que penumbra é onde existe alguma luz, e morte, ausência total, completa de VIDA, portanto ele descreve-nos uma situação, um problema tão HORRÍVEL que o faça atravessar um lugar onde ele se exponha por inteiro ao inimigo e ainda não havendo luz alguma, apenas corpos mortos e decompostos, onde o cheiro seja por demais fétido, a vida não mais existe ali, mas de uma forma que só a fé em Deus pode explicar. Ele não teme absolutamente NADA, pois Deus está com ele e isso muda por completo TODA e qualquer situação. Bordão e cajado, é quando o pastor usa um pedaço roliço e maciço de madeira para conduzir, orientar, disciplinar e resgatar as ovelhas, não é muito incomum o pastor repousar o cajado por sobre a cernelha (costas) da ovelha quando esta caminha como se ele estivesse andando de mãos dadas com sua ovelha, MAGNÍFICO.  É NISTO que eu creio por completo, com todo o meu ser, e você meu querido irmão e amigo, você crer desta maneira?

V-
V-  Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Ou seja, depois de Deus por pura e total misericórdia para conosco, nos ajudar, nos livrar, nos socorrer, concedendo-nos através e pelo seu poder, vitória sobre as mazelas da vida, Ele, O Criador nos coloca confortavelmente assentados em uma mesa onde nossos inimigos, todos aqueles que nos afligiram, possam de pé, sem descanso algum, presenciarem o amor, cuidado e proteção de Deus para conosco, veem nossa vitória e de pé, simbolizando sofrimento, contemplam os servos do Deus vivo desfrutando do alimento celestial, onde recebemos algo como um galardão, um prêmio totalmente imerecido e desta forma nossa alegria, satisfação e felicidade não cabendo dentro de nossas vidas, transbordam, ou seja, em bênçãos incontáveis.

VI-   
VI-  Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
A Bíblia, como Palavra de Deus, é inerrante, ou seja, sem erros e, portanto, nos garante como Palavra Do Próprio Deus a ação misericordiosa e o derramar da bondade do Pai sobre nossas vidas, ainda que todos nós mereçamos o inferno, adquirimos em Cristo e por Cristo de forma vicária a vida ETERNA.

Este Salmo como qualquer outro não pode JAMAIS ser usado como AMULETO ou como símbolo, mas sim como A Palavra eficaz Do Próprio Deus, que vicariamente nos salvou fazendo-nos portanto descansar no seu total cumprimento por ser esta A Sua Palavra. Soli Deo Gloria. 




Um comentário:

  1. Tremendo. Ele é o bom pastor que deu a Sua vida pelas ovelhas. Um amor que nos constrange. Como é maravilhoso sermos completamente desse bom Pastor. Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir