Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Um gigantesco espantalho em pepinal completamente paspalho e inútil.

1 comment

PARTE II


Infelizmente o pecado continua!


Bem, cá estamos de volta com este tema abordando a IDOLATRIA. E como bom apologista, sempre cito na íntegra a opinião contrária por mais absurda que possa parecer ou ser e nisso temos o apoio da tríade universalmente comprovada de forma irrefutável, ou seja, no fim, o certo sempre vence o errado, e o bem sempre vence o mal e A Bíblia tem sempre razão.



É preciso trazer ao lume tal questão para que não fique sequer dúvida alguma, como diz o provérbio português “ contra fatos não há argumentos” e a argumentação sobre a idolatria é sobremaneira forte para que se tenha cada vez mais certeza da nocividade da mesma, a não ser, é claro, que nos venha a memória o que diz a Bíblia em seu contexto: O PECADO CEGA. Para mim, a única explicação para que se entenda o porque de muitos não verem o mal que fazem ao continuarem atribuindo PODER, MILAGRE, a um pedaço de matéria sem vida, que absolutamente nada vê, nada ouve, não tem nenhum movimento e nada fala. Nada mais que o PECADO para cegar por completo o ser humano transformando-o em algo também igual, ou seja, completamente SEM VIDA.  O Salmo 115:5 da Bíblia de Jerusalém (católica) diz "que eles têm boca, e não falam; têm olhos e não veem; têm nariz, e não cheiram… tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam". Portanto como afirma a Bíblia, os praticantes da idolatria, já há muito se transformaram em pessoas SEM VIDA.


E O QUE EXATAMENTE SIGNIFICA IDOLATRIA?
Oriunda-se do latim eclesiástico "idolatriae", também da palavra grega "eidolatres", de "eidolon", imagem, e "lautreuein", adorar. Vem a ser adoração ou culto a imagens ou esculturas, portanto sem vida, sejam elas representativas de entidades sobrenaturais, inexistentes ou ainda de pessoas reais. 

Também no sentido figurado: amor exagerado, excessivo; dedicação desmedida, sem raciocínio, a quaisquer pessoas, entidades como clubes esportivos, amar a alguém ou a algo mais do que a si mesmo, por definição.


O que fica difícil de entender é que a Bíblia, que é a mesma tanto na versão protestante como na versão católica, a exceção dos livros apócrifos acrescidos na versão católica, proíbe completamente o uso de imagens de escultura, a construção, a adoração, ou ainda o simples fato de tê-las em casa ou no trabalho, escola, etc. Vejamos algumas destas passagens: Êxodo 20: 3-5 contendo o primeiro e segundo mandamentos ou seja, ORDENS que devem ser seguidas e não desobedecidas e questionadas, 1º “Não terás outros deuses diante de mim.”  2º “Não FARÁS para ti imagem esculpida, nem figura ALGUMA do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te ENCURVARAS diante delas, nem as SERVIRÁS; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos”.

Pois bem, vemos que inutilmente o catolicismo romano para se defender do que está escrito nos Dez Mandamentos, alegam que simplesmente imagens católicas são como inofensivas e agradáveis fotografias de parentes nossos, servindo apenas para nos lembrarmos dos “santos” homens do passado. Contudo, é preciso lembrar que nós NÃO nos encurvamos perante fotos de familiares, do titio ou da titia, nem ORAMOS a elas ou PERANTE elas, nem tão pouco CONFIAMOS nelas. Os católicos alegam que naquela época não existiam ainda fotografias, como a Bíblia as proíbe? Muito simples de entender, basta uma cuidadosa atenção ao segundo Mandamento (Gn 20.4-5), indevidamente omitido nos catecismos católicos, diz assim: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança (aqui no caso, figura) alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que     visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem...Fica-nos bastante claro a proibição por parte Do Criador em: ter, fazer, carregar, olhar com admiração, adorar, prestar culto, colocar como padroeira de uma nação, etc.

Como ter ainda duvida da proibição? Lembro-me dos anos de minha infância, quando ainda católico praticante juntamente com meus pais e irmã, víamos pessoas se CURVANDO, outras beijando os pés das imagens, e tocando nesta ou naquela imagem sem vida alguma, para ser abençoada. Quantas pessoas sobem a enorme escadaria da igreja da Penha, no Rio de Janeiro, pagando uma promessa, atitude novamente condenada pela Bíblia.


Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus no livro de Romanos capítulo 1 versículos 23 ao 29:

23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.

24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;

25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!

26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;

27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,

29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,


Com base nestes versículos, vemos que devido a teimosia do ser humano em pecar e não obedecer à lei de Deus, O Próprio Deus entrega tais pessoas ao que elas mesmo querem e praticam, ou seja, ao pecado, e no caso aqui também a própria depravação sexual culminada com o homossexualismo, prática também condenada por Deus. Vemos aqui que um pecado chama para a prática de outro pecado. 


O seguimento católico romano gosta muito de utilizar o latim, vejamos aqui nesta passagem do livro de Atos dos Apóstolos 17:16 que nos mostra claramente a reação do apóstolo Paulo com relação a imagens de escultura.  "Paulus autem cum Athenis eos expectaret incitabatur spiritus eius in ipso videns idolatriae deditam civitate." Tradução: "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, REVOLTAVA-SE nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ÍDOLOS."


Ainda no erro da idolatria, observamos o que ocorreu na cidade de Trindade, no estado de Goiás, onde sacerdotes católicos praticaram idolatria participando de procissões com uma imagem de escultura composta de quatro figuras: A de “Jesus Cristo”,  do “Espírito Santo” (simbolizado por uma pomba), de Deus (com a aparência de um velho) … e pasmem  a de “Maria”. Eu pergunto: O que exatamente Maria estava fazendo ali entre eles? A Bíblia diz claramente que Maria foi Bem-Aventurada, ou seja, feliz, Deus escolheu Maria para trazer no ventre O Salvador, Salvador INCLUSIVE da Própria Maria, que nunca salvou ninguém, mas que foi salva também. Portanto, colocar Maria que foi feliz por ter carregado em seu ventre O Salvador, mas que como ser humano PECOU como qualquer outro ser humano na condição de Deus, é pecado e idolatria. A Bíblia nos fala da Trindade (trio) e não de um QUARTETO, a não ser que tal citação esteja contida nos livros apócrifos. Livros que não foram aceitos no Cânon Bíblico, mas acrescidos dando origem a Bíblia católica que contém livros não inspirados por Deus.


 A inútil alegação católica de que Deus permite imagens porque permitiu a Salomão construir querubins para o propiciatório da Arca da Aliança (1 Rs 6.23) e determinou para que Moisés esculpisse uma cobra no deserto (Números 21:8), porém se esquecem de  ensinar que a escultura deste réptil foi DESTRUÍDA em pedaços pelo rei Ezequias, porque o povo passou a lhe OFERECER incenso, como ocorre hoje nos templos católicos usando defumadores,  uma espécie de incensário inclusive em procissões, da mesma forma se esquecem de ensinar que os querubins – uma classe angelical, com quatro asas, quatro faces: de homem, de boi, de leão e de águia e planta dos pés semelhante à de bezerros – não podiam ser cultuados pelos judeus. A imagem deles, um enfeite permitido, colocado no Santo dos Santos, onde somente o Sumo Sacerdote podia entrar, uma vez por ano (Hb 9.3-7); não havia como ser vista nem venerada. Eles expressavam a presença de Deus.


FATOS HISTÓRICOS QUE NÃO SE PODEM ESCONDER.
A História nos mostra o que de horrível aconteceu com relação as imagens de escultura, fatos que a igreja católica inutilmente tenta esconder. Vejamos: No ano de 730 as imagens de escultura foram incentivadas, mas em 731 houve excomunhão de seus destruidores; Em 754 o Sínodo de Hieréia votou a favor de sua total destruição ao decidir: Representar imagens de Cristo, além de impossível é prejudicial, já que estas imagens separariam a humanidade da divindade e seu culto seria fatalmente desencaminhado; Porém em 787 foi oficializado seu culto; Em 794 viram o erro e voltaram atrás; Em 843 voltou o culto a elas. O Concílio de Trento na Sessão 25, realizado em 1546, deliberou que “as imagens de Cristo e da Virgem Maria, “Mãe” de Deus, e de “outros” santos devem ser possuídas e guardadas, especialmente nas Igrejas e devem ser alvo de honra e veneração”. Vimos mais uma vez a Palavra de Deus sendo desrespeitada e desobedecida. Eu não posso deixar de falar de jeito nenhum o fato de que os papas, considerados inculpáveis, sem pecado, voltaram atrás arrependendo-se várias vezes de atitudes tomadas, mas o que eles mesmos alegam é a RIDÍCULA e VERGONHOSA fala de que o papa é infalível, isto também é idolatria, portanto, pecado. Pois a Bíblia diz que TODOS pecaram, como lemos em Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus


Portanto, devemos seguir e obedecer em tudo a Palavra de Deus e jamais aceitar a tão condenada Idolatria. Deus seja o nosso único Deus Vivo e Verdadeiro. Soli Deo Gloria.

                                     

Um comentário: