Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Outubro, mês da Reforma Protestante.

Leave a Comment


Algumas coisas que precisamos saber sobre a “Reforma” 


Queridos irmãos, falar sobre a Reforma protestante do século XVI, que hoje  (31/10/16) completa 499 anos, é entender que ela não foi um movimento revolucionário, ou uma revolta  de protestantes contra a igreja católica romana, porém acima de tudo que se tem falado, devemos nos lembrar que a Reforma Protestante foi  um ato corajoso, eficaz e extremamente necessário,  uma maneira pela qual os servos de Deus se posicionaram contra a tirania, contra o pecado, fazendo a vida cristã voltar aos padrões do Novo Testamento, onde não havia culto à Maria, não havia indulgências e nem culto às imagens e relíquias dos santos.

Também não foi um ato único, pois Deus já havia despertado e capacitado homens como, John Wycliffe (inglês) 200 anos antes, e John Huss (polonês) 100 anos antes, para se posicionarem a favor da Bíblia, e contra os costumes adquiridos pela igreja da época. Exatamente por isso, precisamos de forma urgente de uma nova REFORMA em nossos dias, para podermos cultuar a DEUS e viver como uma verdadeira igreja como a descrita em Atos 2:42-47, deste modo não teremos mais os pecados que vemos hoje em milhares de igrejas pelo mundo a fora, não teremos mais PULA PULA nem danceterias nos momentos de cânticos Ao Senhor Deus, não teremos mais "crentes" comemorando o dia das bruxas "Halloween", não teremos mais "crentes" gritando nem ungindo tudo e todos, NÃO teremos mais pastores pregando prosperidade e vida sem sofrimento contrariando a afirmativa do Próprio Jesus Cristo em João 16:33, NÃO teremos mais cultos sem mensagens Bíblicas nem com "revelações", mas somente a Bíblia, NÃO teremos mais pregações sobre livre arbítrio e sim sobre LIVRE AGÊNCIA, a igreja será lugar de adoração, nunca de buscar bênção, NÃO teremos mais "crentes" fumando, bebendo, adulterando, vendendo qualquer coisa nas dependências da igreja, praticando artes marciais no templo e ou nas salas da igreja nos horários onde não há culto, NÃO teremos mais políticos ORDINÁRIOS, usando o púlpito para adquirir votos, nem "pastores" apoiando e indicando tais pessoas, NÃO teremos mais cobrança de DÍZIMOS atrelados a favores Divinos, NÃO teremos mais músicas heréticas compostas por pessoas sem o menor compromisso com O Criador, NÃO teremos mais presbíteros achando que são as autoridades e o governo da igreja sem sequer saber pregar um único texto das Escrituras, NÃO teremos mais DIÁCONOS especializados em enxotar cachorro da porta sem terem o menor amor e dedicação diários por viúvas, órfãos, e necessitados, NÃO teremos mais mulheres achando-se donas da situação e querendo ser PASTORAS sem nenhum apoio Bíblico, NÃO teremos mais importação de costumes e práticas não Bíblicas na vida cúltica da igreja, antes exportaremos hábitos e costumes doutrinários Bíblicos para fora da igreja etc. Enfim teremos uma igreja saudável, eficiente e puramente BÍBLICA, isto é REFORMA PROTESTANTE.   


João Calvino 1509 – 1564

 “A pedagogia de Deus é sempre uma pedagogia de amor, até mesmo nas mais trágicas e mais dolorosas circunstâncias que o homem possa conhecer ”. João Calvino. Sem sombra de dúvida, depois do apóstolo Paulo, a teologia tem em João Calvino, o seu maior expoente, a sua maior revelação, humanamente falando. Calvino bebeu de Agostinho, que bebeu de Paulo, que bebeu de Jesus Cristo. O grande reformador genebrino, João Calvino, tinha de fato muito a realizar para obter seu objetivo: o de transformar Genebra (Suíça) no reino de Deus na terra. Ou seja, ele tinha o desejo de fazer daquele lugar, daquela cidade, um lugar onde as pessoas vivessem intensamente as verdades e os puros padrões Bíblicos. 

Calvino recebeu o melhor preparo possível, concluindo sua formação humanística, antes de ingressar na Universidade de Paris. Conheceu o protestantismo através do seu primo Pierre Olivetan; ingressou na Universidade de Orleans a fim de estudar advocacia. Ao término, ingressou na universidade de Bourges dando continuidade ao seguimento acadêmico. De volta a Universidade de Paris, colaborou com Nicholas Cop, reitor da Universidade, na elaboração de um documento recheado de humanismo e de reforma, o que culminou com perseguição e sua expulsão da França em 1534 por parte dos contrários ao evangelho. Em Basiléia, na Suíça, terminou sua grande obra protestante “ As institutas da religião cristã”, na primavera de 1536, esta obra é considerada a maior obra teológica do mundo depois da Bíblia. Neste momento ele tinha apenas 26 anos de idade. O primeiro livro foi dirigido ao Rei Francisco I da França, em uma tentativa de defender os protestantes deste país, que estavam a sofrer só por manter sua fé no Deus vivo e verdadeiro. Essa obra, as institutas, contém a teologia na sua forma mais pura e profunda. Calvino foi persuadido por Guilherme Farel a permanecer em Genebra, pois o mesmo percebera em Calvino um notável servo de Deus, estudioso, apologista e um profundo teólogo, além de ser um excelente administrador e um homem extremamente moralista e enérgico, seu temor a Deus era total.  Por toda a Europa, a influência de João Calvino, de alguma maneira, se viu presente, sempre destacando a soberania de Deus. Dava aconselhamento por carta para pessoas de diversas partes de Europa. 

Suas cartas integram 57 volumes do Corpus Reformatorum e, dos seus sermões, existem dois mil registrados. Fundou a Universidade de Genebra, em 1559 e seus influentes estudos e vida piedosa com Deus chegaram até aos Estados Unidos. Deus seja louvado pela vida do reformador João Calvino. Amém. As verdades com base neste texto devem ser reconsideradas: Precisamos de uma nova reforma hoje e já. Devemos estar preparados para sermos perseguidos como o foi Calvino, Lutero e tantos outros que se colocaram contrários a muitos costumes da época. Pregue e viva somente a Bíblia, seja fiel à sua denominação SOMENTE se ela estiver fiel as ESCRITURAS, ser hoje um reformador é voltar-se fielmente para a PALAVRA de Deus e abandonar as doutrinas humanas que tanto nos separam, viva Atos 2: 42-47 de forma INTENSA e URGENTE. Fontes: Earle E. Cairns, André Biéler, A keneth Curtis, J Stephen Lang e Randy Petersen. Pr. Felipe Canosa.  Soli Deo Gloria.

0 comentários:

Postar um comentário