Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades

2 comments

Resultado de imagem para VIDA DE PODER COM CRISTO   
Em uma das trilogias do filme “O Homem Aranha” presenciamos essa fala, a de que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, pensando sobre isso Deus me fez pensar na Sua declaração registrada em Lucas 24:49 que diz:  Eis que Eu sobre vós envio a promessa de meu Pai; contudo, permanecei na cidade, até que sejais revestidos do poder do alto. É exatamente aí que essa frase traz e faz um efeito enorme, ou seja, com grandes poderes teremos também aumentado em muito nossa responsabilidade. Com certeza a aplicabilidade desta assertiva para a vida do ser humano é de suma importância, mas me parece que a maioria de nós ficamos parados, damos TODA a importância na palavra “poder” e nenhuma no restante da afirmativa prometida por ninguém mais que O Próprio Jesus, O Filho Do Deus Vivo. Portanto vamos analisar profundamente essa afirmativa de Jesus e a nossa obediência a ela.

Deus, O Pai, não é homem para que minta, portanto, Ele cumpriu e cumpre tudo que promete para e na vida dos servos Dele. Como está em análise este versículo, quero deter-me nele e entender que na íntegra ele se cumpriu inteiramente, no entanto, penso que o que mais chama a atenção para a maioria se encontra no final dele, exatamente a referência ao PODER. Poder para fazer coisas, Poder para ter coisas, Poder para manipular pessoas, Poder para levar o homem à riqueza, Poder para autoafirmação e auto projeção, mas NÃO foi isso que Jesus prometeu e muito menos falou. A promessa foi a do ENVIO do Espírito Santo, O Espírito do Próprio Deus que regenera, qualifica, redime, viabiliza, ensina, consola e sela por completo a obra de transformação na vida do ser humano. Infelizmente muitos entendem bem pouco sobre O Espírito Santo e apenas poucos entendem um pouco mais sobre A Terceira Pessoa da Trindade. 

O Pai cumpriu a promessa e do alto foi enviado O Espírito Santo que permanece com a sua igreja TODO o tempo e que NUNCA se ausenta da mesma nem jamais a abandona. O Espírito Santo nos fala através das Sagradas Escrituras, ou seja, A Própria Palavra de Deus Revelada ao homem e isso não significa que O Espírito Santo esteja restrito somente a exposição das Escrituras Sagradas e também aos sacramentos ordenados por Deus, mas de modo e em hipótese alguma O Espírito Santo pode ser desassociado de ambos citados acima. Não há base Bíblica alguma que nos garanta uma revelação Do Próprio Espírito Santo hoje fora da Sua Santa Palavra e isso é INDISCUTÍVEL por não haver base Bíblica alguma, como já disse. Não seguimos EXPERIÊNCIAS HUMANAS, mas cremos de forma Eficaz na Palavra de Deus como nossa Única guia de fé, revelação e prática. O Espírito foi dado à Igreja, não para trazer novas revelações, mas para nos instruir SOMENTE nas palavras de Cristo e dos profetas.

O grande reformador genebrino João Calvino afirmou que o Espírito Santo sela nossas mentes quando ouvimos e recebemos com fé a palavra da verdade, o Evangelho da salvação, vejamos Ef 1.13 Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, e Nele também crido, fostes selados com O Espírito Santo da Promessa”. Devo lembrar a você que acompanha a leitura de meus artigos, que a fé é dada a nós outros Pelo Próprio Deus, portanto é Ele mesmo quem nos faz crer e receber a Palavra da Verdade. O Espírito de Deus limita-se a guiar os crentes e a iluminar seus entendimentos naquilo que ouviu e recebeu do Pai e do Filho, e não de Si mesmo, Jo 16.13 diz: No entanto, quando O Espírito da Verdade vier, Ele vos guiará em toda a Verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir.

Com o cumprimento da promessa feita Pelo Pai, Jesus nos enviou O Espírito Santo que revestiu-nos de poder, ou seja, é exatamente aí que nós, a igreja, pecamos ao não entendermos que quando aumenta o poder, aumenta também a responsabilidade. O poder que nos foi DADO Por Deus através Do Espírito Santo é que vem sendo derramado sobre os seus no tempo e no momento exato que O Deus Trino determinou e somente para os seus escolhidos, como nos ensina a Palavra em Efésios 1: 4,5 que diz: Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5 E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade”, e para quê eu pergunto? 

Para a igreja viver este evangelho completamente descompromissado com a Santa Palavra, com este protestantismo que a cada dia, mais importa costumes anárquicos, mundanos e cada vez menos exporta A Palavra da Verdade? Será que realmente acreditamos que Deus nos escolheu para vivermos ESTA vida APÁTICA, este protestantismo de gaveta, que quando é aberta, raramente excede aos domingos, e isso quando vão, mas há um outro enorme grupo não menos descompromissado que entende erradamente que o envio Do Espírito Santo foi e é somente para nos dar poder para “curar”, “falar em outras línguas”(glossa), profetizar (somente como ocorreu no A.T.), adorar a Deus “dançando e caindo no poder” mesmo que  isto NUNCA tenha existido em TODA a Bíblia, tudo isto seria extremamente ENGRAÇADO, se não fosse TRÁGICO. É verdade, chegou o verão e eu não poderia me esquecer de TODAS as irmãs que aproveitam a estação para trazer aos cultos e também fora deles, trajes, roupas que mais lembram MERETRIZES, verdadeiras emissárias do inferno que ateiam FOGO com esse tipo de procedimento. NÃO, terminantemente NÃO, Deus O Criador, nos enviou Jesus, O Salvador, que ao subir nos deixou em seu lugar O Espírito Santo da Promessa, para que por Ele, e através Dele possamos com PODER, EFICÁCIA DESTEMIDA,  INTREPIDEZ,  CORAGEM e  CONHECIMENTO VIVENCIADO  na Palavra, com enorme RESPONSABILIDADE mostrar ao mundo o Poder da Palavra que constrange o pecador, transformando-o em uma nova criatura, mostrar o evangelho da Cruz De Jesus Cristo, VIVÊ-LO, mesmo que para isso tenhamos que perder a nossa própria vida, ESTE SIM é O Poder, O Poder que a igreja de Cristo TEM que passar a VIVER. Pr. Felipe Canosa. Soli Deo Gloria. 


2 comentários:

  1. Tremenda mensagem. Muito edificante. Que a cada possamos buscar o Espírito Santo para que Ele nos conduza até o Pai. Que Ele, o Espírito Santo, nos ensine a fazer a vontade do Grande EU SOU. Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem profunda que nos leva a refletir sobre a nossa responsabilidade enquanto cristãos. Se temos o Espirito Santo, temos poder. E, se temos poder, temos responsabilidades com a expressão do fruto do Espirito em nós que nos leva a pensar e agir visando a expansão do Reino de Deus! Deus o abençoe! Saionara Menezes

    ResponderExcluir