Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

O sofrimento humano não passa desapercebido

Leave a Comment
Resultado de imagem para DEUS ESTÁ NO CONTROLE
O sofrimento é o segundo mais pesado fruto do pecado, a morte é o primeiro e enquanto cá vivermos, muitos de nós estaremos travando uma verdadeira batalha contra o pecado, pois vivemos uma total corruptibilidade, somente com Jesus Cristo teremos uma vida total e completamente incorruptível. Portanto, todos nós sofremos ao experimentarmos o gosto amargo do pecado e isso traz consequências desastrosas e hoje em especial pretendo em poucas palavras discorrer sobre o sofrimento causado pelas PERDAS, tanto faz as emocionais, sociais, familiares ou as físicas, PERDER sempre nos subtrai na vida o doce que originalmente ela tem que ter e nos coloca no íntimo de nosso ser o mais acetoso gosto, e isso nos custa muito caro, alguns choram sem parar, alguns revidam inutilmente, mas um bom número de seres humanos se fecham, se permitindo viverem em uma “vida” enclausurante, produzindo uma total rejeição ou uma não aceitação da perda, alguns chegam a culpar Deus, esquecendo-se que como pecadores merecemos o inferno, mas Deus mediante a sua infinita graça e amor misericordioso nos resgata de forma vicária e nos derrama o perdão e é exatamente isso que eu preciso apresentar a você que talvez esteja vivendo uma situação de sofrimento, de PERDA, fique certo de que o SEU sofrimento não passa desapercebido aos “olhos” do Pai, pois Ele te ama. Em Isaías capítulo 40:27-31 lemos: Por que, pois, reclamas, ó Jacó, e por que te queixas, ó Israel: “O Eterno não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?   Não sabes, não ouviste que o Eterno, Yahweh, o SENHOR, o Criador de toda a terra, não se cansa nem fica exausto? Sua sabedoria é insondável, seu conhecimento incompreensível. Faz forte ao cansado e multiplica o vigor dos que estão fatigados! Ora, até os adolescentes se cansam e ficam exaustos, e os jovens tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.

Ora, queridos irmãos leitores deste blog, o que temos aqui nada mais é do que o juízo de Deus sobre o seu povo como punição pelo pecado e depois a sua imensa, infinita e misericordiosa GRAÇA derramada sobre o povo, muito do nosso sofrimento vem a ser proveniente do pecado, levando-se em conta que sem nenhum pecado não teríamos castigo nem seu juízo justo sobre nós. Em muitas vezes, somos provados nestes casos não tem relação com qualquer dos nossos pecados e sim com a vontade soberana Do Nosso Deus em nos provar, mas em nenhuma hipótese nosso sofrimento passará desapercebido por Deus, muito pelo contrário Ele nos ampara e nos ajuda a sair do sofrimento, porém o QUANDO, e o COMO nem sempre Ele nos permite saber.

O povo havia pecado e Deus os tinha entregado ao inimigo. Como eu disse, ou colhemos castigo ou O Próprio Deus nos prova e somente ELE é capaz de restaurar os seus servos, o seu povo. Exatamente entre o versículo 12 do capítulo 40 até o capítulo 44:23 vemos com clareza O Criador promovendo restauração para os seus. O assunto principal como podemos ver dentre o texto citado agora é o poder restaurador de Deus em transformar, em consertar o que estragamos, em endireitar o que tiramos do lugar certo sendo que muitos duvidavam de que isso seria mesmo possível.

De forma completamente eficaz todos os pronunciamentos do profeta Isaías foram feitos exatamente para assegurar aos israelitas no exílio que eles não precisavam temer absolutamente NADA, pois Deus cumpriria a promessa da aliança feita com o seu povo.

No trecho que corresponde aos versos 12 ao 31 do capítulo 40, vesse a discussão sobre o poder de Deus para salvar, para restaurar por completo a nação estando ela presa completamente, em cativeiro de uma nação muito mais poderosa que ela. Alguns dos que estavam no exílio duvidavam que Deus seria completamente capaz de salvar. O profeta Isaías discorda dos que duvidavam do Poder de Deus para conquistar as nações e vencendo, derrubar os seus ídolos. Alguns mesmo achavam isso impossível de acontecer, mas Deus, O Criador, O Senhor absoluto de toda a terra, Soberano sobre as nações, era e foi capaz de agir e livrar o povo da opressão, pois O Criador é soberano sobre todos os poderes humanos, vemos isso nos versículos 6 e 17 e as nações são como nada diante do Deus Criador. Não há impossíveis para O Deus Criador do universo, por isso todas as nações são para Ele como nada, principalmente as que não O reconhecem como Senhor.

Portanto o capítulo 40 abordado neste artigo mostra-nos claramente um DEUS que a tudo vê e controla, NADA absolutamente NADA sai do seu controle, quando sofremos seja qual for o sofrimento, sendo este por causa de nossos pecados ou por provação determinada Por Ele, mostra-nos que sempre teremos a sua misericórdia e o seu amor sendo derramados por sobre nossa vida, isso serve claramente para que confiando e descansando NELE, pratiquemos a fé dada por Ele mesmo com esse fim, o de honra-lo, adora-lo e exalta-lo. Então querido irmão(ã) espere no Senhor, neste novo ano que se inicia talvez você esteja vivenciando um cerco econômico, um calabouço emocional, uma perda física, uma decepção jamais imaginada enfim seja o que for que talvez possa estar te tirando a alegria momentaneamente, lembre-se que Deus O Criador não se esquece de você, confie Nele como fez o profeta Isaías, pois os  que os que nele esperam tem forças e vigor renovados, pois Do Senhor Deus, O Soberano vem a força completa e o completo vigor, isso nenhum ser humano pode nos dar, Sl 103:5 Ele sacia de bens a tua existência, de maneira que a tua juventude se renova como o vigor de uma águia.


Existem aqui neste texto do profeta Isaías, três verbos, o "saber", o "correr" e o "caminhar”, todos eles expressam completa e totalmente que Deus O Soberano, faz muito, muito mais do que simplesmente libertar o seu povo dos aguilhões do inimigo, mas sim Ele permite uma NOVA vida e alegria INDESCRITÍVEL, em TOTAL cumprimento à sua promessa de restauração para o seu povo por meio de Jesus Cristo. Então meu querido irmão não inicie um Novo Ano com problemas que você não vê solução, pois a solução não precisa ser vista por você, mas sim ser gerada pela fé e à espera do único que REALMENTE pode mudar o quadro que se instalou. Deixemos a mesmice e a infantilidade que caminha com a demagogia e a hipocrisia que acredita em se vestir de branco para ter um ano melhor, ou de executar a crendice de orar somente na virado do ano, há ainda os que só recebem abraços e cumprimentos depois da virada de ano e os que também não crendo em Deus lançam barcos com flores para uma deusa “iemanjá” tão poderosa que NÃO respira, NÃO vê, NÃO anda e também NÃO fala, não somos como esses nem como os falsos crentes que se acotovelam aos montes no último dia do ano e que no dia 01/01 por ser o PRIMEIRO dia do ano farão de tudo para não perder o culto, mas não irão por ser simplesmente domingo, o dia do Senhor! Cremos em um único Deus VIVO e VERDADEIRO, que transforma vidas e dá forças ao cansado e nos faz percorrer por toda a vida sem fatiga, que liberta, mas também cremos que se o infortúnio, a escassez, a perda e a perseguição vierem neste Novo Ano, O louvaremos crendo que Ele sabe o que faz e tem TOTAL controle, ainda com muitos problemas Deus será O nosso Deus e nós o louvaremos, descanse e confie. Em Deus, um bom Ano Novo. Pastor Felipe Canosa. Soli Deo Gloria.

0 comentários:

Postar um comentário