Pr Felipe Canosa

Mensagem Pastoral | Reflexões | Apologética | Etc.

NOTA DE REPÚDIO - Rev. Augustus Nicodemus impedido de Palestrar na CPAD

8 comments
Bom dia queridos irmãos, é com muita tristeza que venho até vocês desta maneira, mas não posso furtar-me ao direito e a também necessidade de me posicionar Teologicamente, à luz das Sagradas Escrituras com total temor e tremor, diante Do Criador dos Céus e da terra é que venho também manter ativo algo que Deus, O Pai, colocou dentro de mim, que é o fato de nunca me calar, emudecendo-me em detrimento ao medo, quer seja da minha denominação ou de qualquer outro seguimento teológico denominacional ou ainda do que me possa porventura fazer o homem. Sobre o ocorrido ontem com o Dr. Rev. Augustus Nicodemus, pastor da igreja Presbiteriana de Goiana, filiada a IPB, e Vice Presidente do Supremo Concílio da IPB Brasil, meu amigo e professor que ontem iria palestrar no auditório da CPAD no centro da cidade do Rio de Janeiro grifo o seguinte: I) Biblicamente falando, aprouve a Deus permitir a não realização da palestra, pois O Pai tem um propósito para isso, entendo que nem sempre o que por Deus é permitido venha a ser da aprovação Dele, exemplo: o mal que ocorre no mundo. II) Que o Dr. Rev. Augustus Nicodemus é um mensageiro da Palavra de Deus e que eficazmente tem sido usado em larga escala pelo Pai para o ensino doutrinário Bíblico, tão pobre ainda nesta nação. III) Lamentar que irmãos nossos, representantes da CPAD e filiados a nossa co-irmã, igreja Assembleia de Deus, tenham tido tal atitude, a de impedir a palestra que ocorreria ontem, demonstrando com isso não só total desconhecimento do que a Bíblia ensina como agindo com uma total falta de Ética e sociabilidade. IV) Entender que a Bíblia é de fato a Palavra de Deus e que a assertiva de João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará", se faz presente, mas como a verdade incomoda, machuca e mostra o pecado, o homem prefere "tentar impedir", e acaba dando muito mais ênfase e visibilidade para a Palavra de Deus. V) Por último, reenfatizar o que tanto tenho falado, que a Palavra de Deus cresce em divulgação e visibilidade em todas as esferas teológico acadêmicas, bem como nos púlpitos desta nação fazendo-se cumprir o que as Sagradas Escrituras nos ensinam e relatam. A reforma feita no século XVI se faz presente nos dias de hoje e com muito mais necessidade e o que está sendo defendido não são conceitos calvinistas, mas sim VERDADES expostas na Palavra de Deus e enxergadas por Calvino e por tantos outros, Pastor Felipe Canosa. IPB. Deus nos abençoe. Soli Deo Gloria. 


8 comentários:

  1. Falou tudo pastor Felipe.

    O pentecostalismo brasileiro rejeita tudo e todos que vão contra sua TRINDADE Hermenêutica: Tradição, Experiência pessoal e opinião da liderança. Enquanto os pilares pentecostais forem estes, a igreja estará fadada ao declínio espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Irmãos, é lamentável que um homem de Deus seja impedido de pregar a palavra de Deus pela própria Igreja. Esperamos que os nossos irmãos pentecostais revejam tal decisão é possam remarcar a palestra do Rev. Augusto, um homem que têm sido tremendamente abençoado por Deus e que tem levado a sua palavra há vários cantos do Brasil e do mundo. Oramos pelos irmãos que tomaram esse decisão para que a revejam. Entendemos que o movimento pentecostal tem o seu valor na história, porém não podemos permitir que a alvará de Deus seja impedida de ser anunciadas por meras questões doutrinárias ou denominacionais. Desejo a todos a paz de Cristina certeza que o espaço será conferir novamente ao nosso irmãos Augusto Nicodemos para que pregue a palavra de Deus na autoridade do Espírito Santo para glória unicamente de Deus. Grande abraço a todos. Pr. Daniel Novo.

    ResponderExcluir
  3. Prezados irmãos, entristece o nosso coração vendo a Palavra de Deus sendo impedida de ser anunciada pela "própria igreja". Sou um pastor de linha histórica-reformada e tenho um grande respeito pelos nossos irmãos pentecostais. Entendo até, que o movimento pentecostal, tenha surgido na história em resposta a frieza dos históricos, porém, o que não podemos entender, é que a palavra de Deus seja impedida de ser anunciada por meras questões doutrinais, denominacionais ou até comerciais. Esperamos em Cristo que os nossos irmãos pentecostais responsáveis por esta decisão impensada de cancelar a palavra do nosso irmão e pastor Augustus Nicodemos, revejam suas posições e concedam a ele esse espaço tão preciso para pregar a Palavra de Deus. Palavra essa, que tem abençoado tanta gente, e que não pode ser calada por homens nenhum, sejam eles impios ou crentes. A paz de cristo a todos. Abraços do Pr. Daniel Novo (Igreja Reformada Redenção).

    ResponderExcluir
  4. Post Tenebras Lux, este é o cristograma gravado no Muro dos Reformadores em Genebra. Depois das trevas a luz, uma clara referência ao período que a igreja Católica da Idade média negava aos fiéis o conhecimento das Escrituras. Hoje infelizmente vemos movimentos que só existem graças a Reforma fazendo a mesma coisa, e o motivo ainda é o mesmo, fortuna e poder. Nós reformados reconhcemos os arminianos sérios como irmãos em Cristo, embora estejam equivocados sobre alguns pontos, o próprio Rev. Augustus Nicodemus afirma isso, portanto é triate não sermos tratados da mesma maneira. Além de tudo a palestra seria sobre a bagunça dos movimentos "apostólicos" modernos, que também são repudiados pelas convenções sérias da Assembléia de Deus, mas que beneficia diretamente alguns pastores assembleianos que flertam com este movimento herético e que aplicam em suas Igrejas os mesmos métodos, além de manterem alianças com estes tais "apóstolos" através de congressos e conferências de alta movimentação financeira. Nós reformados nunca proibimos nenhum autor ou obra desde que sejam lidos pela ótica bíblica, até mesmo se forem heréticos para conhecimento em favor da Apologética,  reconhecemos a relevância de arminianos como John Wesley, o próprio Jacobus Arminius recomendava os comentários de João Calvino. Mas há tempo os autores reformados tem sido proibidos no meio arminiano, principalmente de linha pentecostal, ja tive conhecidos que foram disciplinados por compartilhar videos do Rev.Augustus Nicodemus ou serem pegos lendo sobre Teologia Reformada, me entristece ainda mais saber de pastores "presbiterianos" que se comportam de mesmo modo. Isto me leva imediatamente a lembrar de uma passagem, 2Timóteo 4.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a nota de repúdio feita pelo pastor Felipe Canosa.
    Covardia!! É o termo mais adequado para a atitude da CPAD Megastore, que intimidados em relação a pressão feita pelos pastores contrários a preleção do Rev. Augustus Nicodemus, o "impedem" de pregar, pois sabemos que nada acontece sem a permissão do Eterno. Ao convidar o Rev. Nicodemus, a CPAD já conhecia as convicções teológicas do Reverendo, e faltou-lhes punho para irem contra aos que possuem tal "poder", a ponto de influenciarem nas decisões dos responsáveis pelo convite. O apóstolo Pedro foi vocacionado pelo próprio Deus para tal função, mas em um momento de sua vida ele se permite ter atitudes de hipocrisia ao sentar-se com os gentios, mas ao chegarem os judeus, se afastava temendo os da circuncisão (judeus), e o apóstolo Paulo não se intimida, mas o repreende face a face, vemos isto na carta escrita pelo apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo 2. Os pastores que tomaram tais atitudes chegaram a dizer que foi zelo. Zelo?? É a incógnita que nos esperamos resposta! Deus em Sua infinita Graça, Misericórdia, Vontade e Determinação mova homens, líderes, servos do Próprio Deus para viverem de fato e verdade a advertência do apóstolo Paulo a Timóteo no capítulo 4, versículos de 1 a 5 que diz "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério". Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Estou muito triste com a CPAD sou convencionado com a CPAD porque fizeram isso

    ResponderExcluir
  7. Meus irmãos Vejam o que eu encontrei buscando pela internet sobre Augusto Nicodemos o que falaram sobre ele os pentecostais


    Veja na íntegra a denuncia:
    Alguns poucos pastores influentes da Assembleia de Deus estão se mobilizando para impedir, pasmem, uma palestra do teólogo Augustus Nicodemus Lopes na loja da CPAD MegaStore, no Rio de Janeiro (RJ), que acontecerá ou não amanhã (espero que a direção da Casa não ceda à pressão). O tema da palestra, inclusive, é sobre a chamada “renovação apostólica”. Isso mesmo que você leu: é uma mobilização contra uma palestra! Tal postura faria corar de vergonha até mesmo o prefeito mais intransigente que Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano já teve.
    Na visão dessa turba de inquisidores a mobilização visa preservar a Assembleia de Deus do calvinismo. Eu fico espantado com essa postura mesquinha, intolerante e sectarista, já que o referido teólogo não falará sobre soteriologia ou pneumatologia. Eu discordo do Nicodemus em muitos pontos, inclusive em aspectos soteriológicos e pneumatológicos, mas jamais deixaria de convidá-lo a um evento que tratasse de tema alheio à confessionalidade da denominação, logo porque ele é um estudioso ortodoxo das Escrituras. Eu sempre defendi e defenderei o intercâmbio saudável entre as diversas confissões do protestantismo.
    Eu gostaria de ver, isso sim, a mobilização dessa liderança poderosa contra os modismos neopentecostais em nosso meio. Há inúmeros pregadores e pastores da denominação que, em graus diversos, pregam a maldita teologia da prosperidade, a confissão positiva, a bênção de Toronto, o triunfalismo, o semipelagianismo, o curandeirismo, o mercantilismo da fé, o autoritarismo eclesiástico, o G12, etc. e diante desses lobos não há nenhuma campanha? Aí, depois disso, seria coerente se preocupar com o calvinismo e outros temas secundários. Sou arminiano também e como arminiano sei quais são as reais prioridadesdoutrinárias da igreja.
    Esse sectarismo em nada nos ajudará. E outra: eu não levo a sério gente que se diz preocupada com a confessionalidade da denominação e nunca levantou uma palavra contra o Congresso de Camboriú ou nunca se mobilizou contra, por exemplo, a teologia triunfalista da musicalidade assembleiana. E pior: ainda não deu nenhum pio a respeito do crescente número de professores liberais nos seminários da denominação.
    A situação toda beira ao ridículo.

    ResponderExcluir